Secretarias municipais reforçam pedido por vacinas contra a Covid-19

Secretarias municipais reforçam pedido por vacinas contra a Covid-19

Representantes Cosems-RS se reuniram na Capital para apresentar o plano de vacinação aos 497 novos gestores municipais

Felipe Samuel

publicidade

Representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS) se reuniram em Porto Alegre para apresentar o plano de vacinação da Covid-19 aos 497 novos gestores municipais de saúde. O encontro serviu para definir os próximos passos da logística de imunização que envolve as coordenadorias de saúde de cada região. De acordo com o Cosems-RS, todas as doses já foram encaminhadas às coordenadorias.

O novo presidente do Cosems-RS, Maicon de Barros Lemos, afirma que a pandemia impõe um grande desafio aos municípios. "Nessa primeira fase devem ser administradas doses até sexta-feira dessa semana ainda. É uma grande logística. Nossa luta no Conselho e das secretarias de Estado é pelo envio de mais doses. Sabemos que para essa primeira fase não vai contemplar a todos", destaca.

Segundo Lemos, o objetivo é priorizar vacinação de profissionais que trabalham em UTIs Covid-19, alas Covid-19 ou que prestam atendimento direto na pandemia. Ainda conforme o presidente do Cosems-RS, a maior preocupação das secretarias de saúde é dar continuidade ao processo de vacinação nos prazos anunciados pelo Ministério da Saúde.

"Sabemos que houve dificuldades para ser entregues novos lotes no mês de fevereiro devido à matéria-prima. O Cosems-RS e secretários do RS vão juntos ao Ministério da Saúde fazer esse acompanhamento, ficar junto, para que se cumpram esses prazos porque a vacina é fundamental para que a gente possa ter outro cenário na saúde e na economia gaúcha", reforça.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895