Geral

Segue intensa a visitação aos cemitérios do interior do Estado

Público visita túmulos famosos em Santa Maria, Pelotas e Bagé

Segue intensa a movimentação em cemitérios do interior do Estado. O maior cemitério de Santa Maria, na região central, o Cemitério Ecumênico, abriga cerca de 10.800 túmulos. O sepulcro mais visitado é o de Mariazinha Sena, uma jovem que morreu de câncer.

A prefeitura reforçou a segurança nos locais de maior peregrinação, pois em anos anteriores, ocorreram muitos assaltos e furtos. Outro local muito procurado é o Cemitério Santa Rita, que fica às margens da RS-509, que também promoverá diversas missas durante o dia.

Já em Pelotas, região Sul do Estado, é intenso o movimento nos cemitérios São Lucas, Parque e São Francisco de Paula. Nesse último, a movimentação começou na última sexta-feira. Muitas pessoas se anteciparam e já levaram flores aos túmulos. No local, o túmulo da cigana Terena Carraro, que morreu no final do século 19, deve ser o mais visitado.

No Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé,  o maior da cidade, as visitas começaram no sábado e no domingo. Um dos túmulos mais visitados foi o de Maximiliano Domingos do Espírito Santo, filho de escravos de Angola que nasceu no Rio de Janeiro e morreu em 88 na Santa Casa.