Segunda edição da Feira do Aeromóvel mobiliza produtores em Porto Alegre

Segunda edição da Feira do Aeromóvel mobiliza produtores em Porto Alegre

Shows e exposição de fotografias foram atrações na praça Júlio Mesquita

Jessica Hubler

Segunda edição da Feira do Aeromóvel mobiliza produtores em Porto Alegre

publicidade

A segunda edição da Feira do Aeromóvel foi realizada na tarde de sábado, na praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro, no Centro de Porto Alegre. Com diversas tendas alinhadas embaixo dos trilhos do Aeromóvel desativado, estrutura que permanece no local, o público pôde conferir trabalhos manuais de produtores locais como artesanatos, confecções exclusivas, marcas autorais e também experimentar cervejas artesanais que são produzidas na Capital, acompanhadas de lanches diferenciados dos food trucks. Também ocorreram shows musicais e uma exposição de fotografias que registram a cidade por diversos ângulos.

Além do estímulo da economia criativa e local, um dos organizadores, Rafael, Ferretti, disse que a proposta da Feira do Aeromóvel vai além e busca dialogar com moradores e frequentadores da região Central da cidade sobre a ocupação dos espaços públicos. Morando em frente à Praça Júlio Mesquita, Ferretti acompanhou todo o processo de revitalização da área e percebeu que, apesar do ambiente ter sido repaginado fisicamente, não havia nenhum projeto de ocupação daquele espaço remodelado.

"A proposta desde o início foi fazer uma feira que fosse diferente, que abordasse além do incentivo à economia criativa, à arte e à cultura, que também trouxesse um debate sobre a ocupação dos espaços públicos. É muito importante compartilhar experiências e debater formas deste uso", disse. A primeira edição do evento ocorreu em 2 de dezembro de 2017. De acordo com uma das organizadoras, Jade Primavera, a intenção é incentivar a economia local.

"Não aceitamos importações na feira, somente produtores locais. Tivemos, da primeira para a segunda edição, um aumento considerável no interesse das pessoas pelo evento", ressaltou. Segundo ela, na segunda edição participaram em torno de 40 expositores, mais marcas de cervejas artesanais e food trucks. Na primeira edição foram 60 expositores. "Fizemos a feira um pouco maior do que deveria, vimos que estava um pouco acima do aceitável, estamos buscando agora um número realista de expositores para que a gente possa lidar", explicou. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895