Segunda etapa de vacinação contra a gripe começa com busca intensa e filas

Segunda etapa de vacinação contra a gripe começa com busca intensa e filas

1,3 milhão de pessoas fazem parte do público-alvo no RS

Eduardo Amaral

Filas foram formadas mantendo um distanciamento mínimo entre as pessoas

publicidade

O início da segunda etapa de vacinação contra a gripe, iniciada nesta quinta-feira, foi marcado pela busca intensa e filas nos pontos de vacinação. Nesta etapa, estão sendo imunizados doentes crônicos, agentes das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, portuários, pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional e povos indígenas. Em todo Estado, esse público representa cerca de 1,3 milhão de pessoas, e o objetivo da Secretaria Estadual da Saúde (SES) é vacinar 90% de todo público-alvo.

Em Porto Alegre, 98,5% da meta de vacinação para o público acima dos 60 anos já foi vacinada, o que representa 188,8 mil pessoas. Este grupo já estava sendo imunizado desde o dia 25 de março, assim como profissionais da saúde, os quais já superaram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde na Capital, 81,6 mil doses aplicadas.

Drive-thrus são opção para evitar filas na imunização. Foto: Guilherme Almeida

Mesmo com a grande procura de idosos durante as últimas semanas, ainda era possível ver pessoas acima dos 60 anos nas filas dos postos de saúde durante a manhã de quinta-feira. Mas a grande procura era realmente de pessoas ligadas ao grupo da segunda etapa de imunização, como o caso de Lucimar Luiz, de 37 anos, que há cinco é vacinado contra a gripe.

Em razão do novo coronavírus as buscas se intensificaram e impactou no atendimento. “Agora todo dia tem gente na fila, nos outros anos era bem fácil e demorava menos”, afirma Luiz. Ele diz que está bastante preocupado com a Covid-19, doença que colocou o mundo em quarentena. “Até tive ataques de pânico. Para me proteger, fico em casa trancado.”

Além da vacinação nos postos de saúde, também foram realizadas imunizações nos oito pontos de drive thru, no qual a vacinação é feita dentro do carro. Este modelo vem sendo adotado desde a primeira etapa de vacinação, e a procura tem sido alta nestes locais. Um dos mais procurados é o Santa Cecília, localizado no estacionamento de uma rede fast food na avenida Ipiranga.

O Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) aponta que o Rio Grande do Sul já vacinou 1,6 milhão de pessoas, o que representa 32% da cobertura vacinal estimada pelo Ministério da Saúde. A terceira etapa de vacinação começa no dia 9 de maio.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895