Segurança Pública cria câmara temática para combater comércio ilegal

Segurança Pública cria câmara temática para combater comércio ilegal

Primeiras ações de enfrentamento a pirataria, contrabando e atividades ilegais devem ocorrer no período do Natal

Marco Aurélio Ruas

Segurança Pública cria câmara temática para combater comércio ilegal

publicidade

O poder público e as entidades ligadas ao comércio criarão uma câmara temática como forma de fiscalizar e combater o comércio ilegal. Em reunião realizada, na tarde desta terça-feira na Secretaria de Segurança Pública (SSP), foi determinado que o grupo de trabalho será formado em breve, com a SSP coordenando os trabalhos. Ainda que não tenha sido determinado como será efetuado o trabalho integrado entre as partes, as primeiras ações de enfrentamento a pirataria, contrabando e outras atividades ligadas ao comércio ilegal devem ocorrer já no período das compras de Natal.

De acordo com o deputado Frederico Antunes (PP), que intermediou o encontro entre as entidades do comércio e a SSP, o objetivo é que seja formado um sistema de controle e fiscalização que tenha uma fonte integradora. “Os órgãos de fiscalização têm atividades individuais positivas na coibição e prevenção do comércio ilegal, mas não há ponto de referência que atraia todas as informação e se tenha uma voz de comando uníssona. Com um sistema integrado, mesmo com pouco efetivo, pode se fazer mais e melhor”, argumentou Antunes.

Ele ainda relatou que, na audiência pública realizada nessa segunda-feira, entre deputados e entidades do comércio, se percebeu que a situação está somente piorando. “Há uma evasão de divisas para os cofres públicos, que é um cofre deficitário. Não conseguimos pagar nem salário em dia num Estado que tem dificuldades de pagar e sustentar o mínimo necessário com as receitas que têm mensalmente”, avaliou. O parlamentar também ressaltou que há uma necessidade de geração de emprego, que acaba não ocorrendo por conta da informalidade.

O secretário da SSP, Cezar Schirmer, salientou que integração é a chave de qualquer processo de enfrentamento da insegurança, do crime e da violência. “Isso (integração) faz parte de toda uma sistemática que estamos adotando aqui dentro”, disse. De acordo com ele, a proposta de criação da câmara temática também vai de encontro com o Sistema de Segurança Integrado com os Municípios (SIM), que está sendo implementado pela SSP junto aos municípios. “Então o que queremos é exatamente isso”, frisou Schirmer.

Segundo o secretário, a participação das prefeituras também será fundamental no combate ao comércio ilegal. “A guarda municipal também é fundamental, assim como uso da inteligência e da tecnologia”, relatou. Outro fator ressaltado por Schirmer foi a coibição dos pequenos delitos. “Quem ingressa nessa área, termina chegando aos grandes da lista”, adiantou.

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, contou que há um trabalho que está sendo desenvolvido com a SSP de Porto Alegre e a Brigada Militar que deverá ser iniciado nos próximos dias visando o período de Natal. “O comércio está sofrendo muito. Os lojistas estão com camelôs em frente às suas lojas. Isso faz com que as vendas caiam, que não tenha contratação de temporários, então ocorrerão ações que vão coibir o comércio ilegal”, explicou. De acordo com ele, caso as ações coordenadas dêem resultados, elas serão replicadas em todo o Estado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895