Seis postos de saúde de Porto Alegre passam a imunizar contra o coronavírus por agendamento

Seis postos de saúde de Porto Alegre passam a imunizar contra o coronavírus por agendamento

Prefeitura dobrou o número de locais para ampliar as aplicações na cidade

Cláudio Isaías

Prefeitura dobrou o número de postos de saúde que fazem agendamento para a vacina contra a Covid-19

publicidade

As pessoas que pretendem agendar a realização da primeira dose da vacina contra a Covid-19 terão agora seis postos de saúde em Porto Alegre. A prefeitura decidiu ampliar nesta quarta-feira os locais de aplicação do imunizante mediante agendamento prévio pelo aplicativo 156+POA.

Além das unidades Morro Santana, Tristeza e São Carlos, que já ofereciam o serviço no período noturno (das 18h às 21h), agora mais três unidades estão com agendas abertas para o período diurno: Diretor Pestana (agendas das 9h às 16h), Nossa Senhora de Belém (agendas das 9h às 16h) e Passo das Pedras I (agendas das 7h às 17h).

Na manhã de quarta-feira, o público pode se vacinar no Diretor Pestana, localizado rua Dona Teodora, 1016, no bairro Farrapos. No local, estava sendo oferecido a primeira dose exclusivamente com Coronavac. Pelo menos dez pessoas, aguardavam o momento de serem imunizadas com a primeira segunda dose do imunizante.

Para realizar o agendamento, as pessoas deve fazer o download do aplicativo 156+POA, verificar os locais e escolher os horários disponíveis. O serviço está disponível para celulares Android e IOS. Para quem não conseguir acessar o aplicativo, a secretaria da Saúde oferece também a opção de agendar pelo Whatsapp da Atenção Primária em Saúde da SMS, pelo telefone (51) 3289.2715.

Segundo a diretora de Atenção Primária em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Caroline Schirmer, o objetivo da ampliação é facilitar o acesso da população à vacina. “O agendamento garante mais conforto e agilidade na vacinação”, explicou.

A aplicação da primeira dose está disponível apenas pelo critério de faixa etária. Nesta quarta-feira, foram vacinados homens e mulheres com 28 anos e na quinta-feira, serão as pessoas com 27 anos ou mais. Na hora da vacina, é preciso apresentar documento de identidade e comprovante de residência em Porto Alegre.

A aplicação da segunda dose de Coronavac e da AstraZeneca também está disponível para agendamento prévio pelo aplicativo 156+POA para aqueles que receberam a primeira dose há 28 dias ou dez semanas, respectivamente. Não há agendamento para aplicação da segunda dose da Pfizer. Para receber a segunda dose, é preciso apresentar documento de identidade e carteira de vacinação com o registro da primeira aplicação.

A primeira dose por agendamento é aplicada de segunda a sexta-feira, exclusivamente pelo critério de faixa etária, nas unidades de saúde Diretor Pestana, na rua Dona Teodora, 1016, bairro Farrapos (das 9h às 16h); Morro Santana, na rua Marieta Menna Barreto, 210, das 18h às 21h; Nossa Senhora de Belém, rua João do Couto, 29, bairro Belém Velho (das 9h às 16h); Passo das Pedras I, na avenida Gomes de Carvalho, 510, bairro Passo das Pedras (das 7h às 17h); São Carlos, na avenida Bento Gonçalves, 6670, bairro Partenon (das 18h às 21h) e Tristeza, na avenida Wenceslau Escobar, 2442, das 18h às 21h.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895