Semana Crioula leva milhares de cavalarianos a Bagé

Semana Crioula leva milhares de cavalarianos a Bagé

Cerca de 15 mil pessoas assistiram aos desfiles

Jossicar Saraiva / Correio do Povo

Dois mil cavalarianos desfilaram pelas ruas da cidade

publicidade

Aproximadamente dois mil cavalarianos representando 48 entidades tradicionalistas participaram do desfile de cavalarianos em Bagé, na região da Campanha, nesse sábado.  A atração é um dos destaque da 33ª Semana Crioula Internacional de Bagé, promovida pelo Sindicato Rural do município. Cerca de 15 mil pessoas, segundo a Brigada Militar, assistiram à passagem dos cavalarianos.

A atividade aconteceu pelas ruas centrais da cidade, partindo da avenida Tupi Silveira, passando pela avenida Sete de Setembro e seguindo para o Parque da Associação Rural, onde houve inauguração oficial do evento, realizado entre quinta-feira e domingo.

Durante o desfile, uma comissão julgadora avaliou os participantes pelos quesitos montaria, encilha, indumentária, comportamento e conjunto. Segundo o tradicionalista Diogo Madruga Duarte, que foi o narrador do desfile ao lado de Milena Abbot, a apresentação das entidades seguiu criteriosamente os padrões culturais.

“Os desfiles de cavalarianos em Bagé vêm crescendo com a participação de centenas de jovens, o que assegura a sua continuidade", contou. Duarte explicou que essa é uma tradição que começou em 1948, com a fundação do CTG 35, a primeira entidade do Estado, que deu origem ao Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Um dos destaques do desfile foi à participação da “Tropilha de Aporreados” do CTG Lanceiros da Tradição. Durante o percurso, 15 cavalos xucros seguiram a égua madrinha que levava um cincerro no pescoço. Após o ato solene de inauguração no Parque, com a presença de várias autoridades municipais, estaduais e federais, os cavalarianos e o público presente participaram de um almoço com arroz de carreteiro, preparado e oferecido pela Associação dos Arrozeiros de Bagé.

Ao longo da festa milhares de pessoas passaram pelo Parque da Rural para assistirem gineteadas, tiros de laço, concursos artísticos de interpretação e instrumentais, culinários, shows com grandes nomes do nativismo gaúcho, e desafios entre ginetes campeões e cavalos aporreados.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895