Servidores da prefeitura protestam em Porto Alegre e cobram reposição salarial

Servidores da prefeitura protestam em Porto Alegre e cobram reposição salarial

Ato foi realizado no Paço Municipal, com o apoio de faixas e cartazes

Felipe Faleiro

publicidade

Servidores vinculados ao Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) realizaram uma manifestação na tarde desta segunda-feira, reivindicando a reposição salarial de 32,64%, relativo a perdas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre maio de 2016 e janeiro de 2022.

O ato foi no Paço Municipal, e realizado com o apoio de faixas e cartazes. Segundo os organizadores, esta foi a primeira manifestação presencial da categoria, que, somando aposentados e servidores na ativa, é de cerca de 30 mil pessoas.

“O prefeito Melo segue a mesma prática do governo Marchezan, que em seus quatro anos de mandato não deu a reposição da inflação aos servidores. Fora isso, tivemos o desmonte da nossa carreira, que nos prejudicou financeiramente”, disse o diretor-geral do Simpa, João Ezequiel da Silva. De acordo com ele, outras questões prejudiciais aos servidores foram o recente aumento da alíquota previdenciária de 11 prara 14% e a Reforma da Previdência dos servidores municipais.

O prefeito Sebastião Melo disse que “só há protesto em uma sociedade democrática”, mas apontou que “não há orçamento” para este aumento. “Respeito esta reivindicação, mas ela é inaceitável. O que nós vamos pedir é a inflação do nosso governo”, disse Melo. O valor do período, conforme o Simpa, é de 10,66%. O governo municipal também abriu canal de negociação com o sindicato.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895