Servidores em greve doam sangue ao Hemocentro do Estado

Servidores em greve doam sangue ao Hemocentro do Estado

Ação do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre faz parte do calendário da paralisação

Henrique Massaro

Servidores em greve doam sangue no Hemocentro do RS

publicidade

Os servidores municipais, em greve que completa nesta sexta-feira 23 dias, resolveram passar adiante a força da mobilização. A categoria se dirigiu ao Hemocentro do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, para doar sangue e ajudar a abastecer os estoques. A ação vai ao encontro de uma necessidade constante da instituição, responsável por abastecer aproximadamente 40 hospitais.

A servidora da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Viviane Nunes de Oliveira, foi uma das municipárias a se dirigir ao Hemocentro para doar sangue. “A gente está em luta pelos direitos que conquistamos ao longo dos anos. Estamos unindo a nossa luta a esse ato de generosidade”, explicou.

“Hoje é o dia que o municipário elegeu para fazer um grande dia de doação. Se o (prefeito) Marchezan quer o nosso sangue, ele vai ter para quem mais precisa: quem está em situação vulnerável de saúde nos hospitais”, destacou o diretor-geral do Simpa, Jonas Reis.

O também diretor-geral do Sindicato, Alberto Terres, disse que a iniciativa foi aprovada em assembleia pela categoria através de uma indicação dos próprios servidores do Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde sempre há demanda por sangue. “Foi aprovado como algo importante, já que a categoria está mobilizada e consciente da necessidade da doação”, disse.

De acordo com a responsável pelo Núcleo do Doador do Hemocentro, Sandra Bueno, a instituição é reponsável por abastecer hospitais de Porto Alegre, da Região Metropolitana e do Litoral Norte. O estoque atual é suficiente para atender a demanda, mas, mesmo assim, é necessário aumentar. Diariamente, uma média de 60 bolsas de sangue é coletada e o ideal, conforme Sandra, seria cerca de 80.

A doação de sangue pode ser feita de segunda a sexta feira, das 8h às 18h. O Hemocentro fica localizado na avenida Bento Gonçalves, 3.722. A entidade também possui unidade móvel, responsável por coletas externas em outras cidades.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895