Sesc debate segurança alimentar e nutrição saudável com atividades na Redenção
capa

Sesc debate segurança alimentar e nutrição saudável com atividades na Redenção

Atividade ocorreu em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro

Por
Cláudio Isaías

Atividade ocorreu em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro

publicidade

Como parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o programa Mesa Brasil Sesc realizou, neste domingo, no Parque da Redenção, em Porto Alegre, uma série de atividades que envolveu os temas da segurança alimentar e da nutrição saudável. Ao lado do Monumento ao Expedicionário, foi montada uma tenda onde foram realizadas oficinas sobre aproveitamento integral de alimentos e nutricionistas do programa deram dicas sobre alimentação segura e saudável. Todas as atividades eram gratuitas e abertas à comunidade.

A banda da Brigada Militar realizou uma apresentação na abertura do evento ao tocar clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) no Parque Farroupilha. A nutricionista Vera Regina Santos, do programa Mesa Brasil do Sesc Navegantes, disse que a ideia do projeto foi mostrar a população a consciência sobre uma alimentação saudável e adequada com o aproveitamento de produtos como cascas, talos e folhas. Foram realizadas três oficinas de aproveitamento integral de alimentos. "Vamos ensinar como aproveitar talos, folhas e cascas na alimentação do dia a dia", explicou. As nutricionistas do Sesc realizaram sucos com laranja e cenoura com casca e patês de talos (aproveitando beterrabas, couve, tempero verde e cenoura). 

Segundo Vera Regina, o objetivo da ação foi levar à comunidade os conceitos de segurança alimentar, que inclui uma produção segura e sem agrotóxicos, informações adequadas e claras nos rótulos, redução do consumo de produtos ultraprocessados e incentivo à ingestão de alimentos “de verdade”, sem aditivos ou conservantes. A iniciativa contou com a presença  de entidades como a Emater, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, o Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região (CRN2) e universidades.

O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade, que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio/RS em Porto Alegre, na Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande, Rio Pardo, Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires), sempre em parceria com as prefeituras municipais. As oficinas de aproveitamento integral de alimentos podem ser solicitadas por qualquer entidade, clubes, escolas, universidades, empresas, postos de saúde ou grupo de pessoas que tenham interesse em aprender a combater o desperdício.