Sexta edição da Virada Sustentável de Porto Alegre terá mais de 50 atividades

Sexta edição da Virada Sustentável de Porto Alegre terá mais de 50 atividades

Evento teve abertura nesta sexta-feira

Cláudio Isaías

publicidade

A sexta edição da Virada Sustentável de Porto Alegre 2021 terá a realização de mais de 50 atividades culturais na Capital. O festival de sustentabilidade começa neste sábado com debates, shows, oficinas e instalações artísticas de forma híbrida - com atrações on-line e presenciais, respeitando os protocolos de saúde. A  abertura oficial do evento foi realizada nesta sexta-feira na Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), em Porto Alegre.

Na cerimônia de abertura, foi realizado o painel sobre a nova Lei de Incentivo à Reciclagem, seguindo a principal temática deste ano, que é cidades sustentáveis. O coordenador da Virada Sustentável, Vitor Ortiz, disse que grande parte da programação do evento será feito em área aberta e que haverá todos os cuidados com relação a Covid-19. "Vamos reunir as pessoas com todo o cuidado neste final de semana no Vila Flores", ressaltou.   

O debate sobre a Lei 15.651/21 - que autoriza que empresas aportem parte dos valores de ICMS devidos ao Rio Grande do Sul para financiar projetos de reciclagem, fomentando o sistema de coleta seletiva e reciclagem, por meio de leis de incentivo. A atividade contou com a participação de Vanessa Falcão, engenheira Sanitarista e Ambiental especialista na gestão de resíduos Sólidos; de Vick Martinez, Relações Institucionais na Regional RS da Braskem; e de Osmar Vidal, diretor da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos de Santa Cecília do Sul (Coopercicla).

A coordenadora socioambiental da Virada Sustentável, Júlia Caon Froeder, destacou que toda a programação da Virada Sustentável Porto Alegre 2021, é gratuita e concebida para diferentes públicos. O evento, segundo ela, está pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente os objetivos ODS 02 - Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 10 - Redução das Desigualdades; ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis; e ODS 12 - Consumo e Produção Sustentáveis.

Arte

Também foi realizada nesta sexta-feira a abertura da exposição de artes Natureza Plástica, do artista visual Eduardo Srur, com curadoria de Fernando Zugno. O artista esteve presente no evento, participando de uma visita guiada à mostra. A exposição Natureza Plástica seguirá aberta ao público do dia 6 até o dia 21 de novembro, data de encerramento da Virada Sustentável 2021, na Galeria Sotero Cosme, do MACRS, no 6º andar da CCMQ, das 10h às 18h.

A Virada de Porto Alegre também realiza em 2021 o projeto Arte Urbana na Virada Sustentável, que tem patrocínio da Braskem e Sulgás, com financiamento do Pró-Cultura/Secretaria da Cultura do Estado. A Virada Sustentável é apresentada pela Braskem, com patrocínio da Sulgás, Gerdau e CMPC, apoio institucional da Casa de Cultura Mario Quintana, da Aliança Francesa, TVE, FM Cultura, NIC.br e prefeitura de Porto Alegre.

O primeiro final de semana da Virada Sustentável 2021 de Porto Alegre terá neste sábado a exibição na TVE do “Clubinho da Cacá" e das 10h às 20h atividades no Vila Flores com a realização de feiras, oficinas, shows de jazz, espetáculos multiartes e Feira Brick de Desapegos. A exposição Natureza Plástica será realizada das 10h às 18h na Galeria Sotero Cosme, no 6º andar da Casa de Cultura Mário Quintana. Em horário livre, a exposição fotográfica As Praias de Porto Alegre será feita na Galeria Escadaria, localizada no viaduto da avenida Borges de Medeiros. A mostra traz imagens inéditas dos belos cenários que os 72 quilômetros da orla oferecem, mas a população pouco conhece.

No domingo, dia 7 de novembro, haverá das 19h às 20h a exibição na TVE do Painel sobre a Lei de Incentivo à Reciclagem e das 20h às 21h, a a apresentação na TVE  do Painel Cidades Inteligentes. No Vila Flores, das 10h às 20h, acontece oficinas, feiras, shows de jazz, espetáculos multiartes e Feira Brick de Desapegos. Das 10h às 18h, a Galeria Sotero Cosme, 6º andar da CCMQ, segue com a exposição Natureza Plástica. A Exposição Fotográfica As Praias de Porto Alegre acontece no domingo na Galeria Escadaria, localizada no viaduto da avenida Borges de Medeiros.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895