Sindicato cobra testagem em massa após morte de técnica de enfermagem por Covid-19

Sindicato cobra testagem em massa após morte de técnica de enfermagem por Covid-19

Conforme Coren-RS, 946 trabalhadores da saúde já foram infectados pela doença no Estado

Felipe Samuel

Técnica de enfermagem que trabalhava na CTI do Hospital de Clínicas faleceu por conta do coronavírus

A técnica de enfermagem Vera Lúcia Luiz Teixeira, de 59 anos, faleceu nesta sexta-feira por conta do novo coronavírus. Ela trabalhava no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 

De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), quatro profissionais de enfermagem já perderam a vida em decorrência da Covid-19. Todos trabalhavam na linha de frente no combate à doença. O Sindisaúde revela preocupação com as condições de trabalho dos profissionais no Rio Grande do Sul.

O presidente da entidade, Júlio Jesien, lamenta a perda de mais uma técnica de enfermagem por conta da doença e garante que o sindicato recebe reclamações frequentes sobre equipamentos de proteção individual (EPIs) inadequados. "A gente está numa luta inglória, nós não conseguimos ter atenção da mídia. Brigamos com os gestores, pois questionamos o fluxo implantado", destaca. 

Além de apontar desgaste psicológico dos profissionais, o dirigente exige testagem daqueles que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. "Tem a situação da falta de testagem. É sabido que muitos contaminados que não apresentam sintomas podem estar repassando vírus", observa.

O Coren também defende a disponibilidade de EPIs e o afastamento de colegas que estão no grupo de risco. Conforme o Conselho, 946 trabalhadores da saúde já foram infectados pela doença no Estado. 

Em nota, o HCPA lamenta a morte da funcionária. "O hospital presta sua solidariedade aos familiares e aos colegas da funcionária e deixa registrada a gratidão pela contribuição dada como pessoa e profissional à instituição", encerra a nota. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895