Smic fecha quatro bares por desrespeito aos limites de horário na Cidade Baixa

Smic fecha quatro bares por desrespeito aos limites de horário na Cidade Baixa

Porto Carioca, Tapas, Van Gogh e Bahamas devem assinar termo de compromisso para poder reabrir

Lucas Rivas/Rádio Guaíba

Novos fechamentos podem ocorrer nos próximos dias na Cidade Baixa

publicidade

A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) interditou, nesta quarta-feira, os bares Porto Carioca, Tapas Bar, Van Gogh e Bahamas, na rua da República, por desrespeito à lei que estabelece limites de horários para funcionamento no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, durante a Operação Sossego. Todos os pontos já haviam sido fiscalizados e autuados, mas não se adequaram à legislação.

Nesta quinta-feira, mais um estabelecimento deve ser interditado na rua da República e outro na José do Patrocínio. O total de bares fechados, porém, pode ser de três, na quinta-feira, e de dez nos próximos dias.

A Smic explica que os quatro bares fechados nesta quarta-feira devem agora reunir a documentação necessária, avaliar as pendências, firmar um termo de compromisso com a Prefeitura de Porto Alegre e receber autorização para reabrir ao público.

O vice-presidente da Associação dos Comerciantes da Cidade Baixa, Eguer Viana Gonçalves, defendeu a medida adotada pela Smic, mas reforçou que o bairro deve ser destacado, antes, pelo funcionamento de mais de 160 bares do que pelo fechamento desses quatro.

Conforme a legislação aprovada em agosto de 2012, de segundas a quintas, o limite de horário vai até às 1h30min, já com a meia hora de tolerância. Nesses dias, os comerciantes podem colocar mesas em recuos e em passeios públicos só até a meia-noite. Nas sextas, sábados, domingos e vésperas de feriado, o limite termina às 2h30min e também vale para mesas na calçada.

Alguns estabelecimentos dispõem de alvará anterior ao ano de 2004, quando foi estabelecido o limite de horário. A maioria, no entanto, cerca de 80%, precisa respeitar horário de fechamento.

Segundo a Smic, os bares fechados vinham sendo monitorados com base no trabalho de rotina e em denúncias dos moradores do bairro. O estudo demonstrou que dos 176 estabelecimentos da Cidade Baixa, 145 vinham funcionando regularmente (82%) e 31 (18%) de forma irregulares, sendo que dez vinham desrespeitando constantemente o horário de fechamento. Desde o início de 2014, a fiscalização notificou 29 estabelecimentos que se mantiveram abertos fora do horário determinado. Até o fim de junho, 25 foram autuados, 22 multados e dois sofreram interdição.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895