SMS vai medir emissão de poluentes dos carros em Porto Alegre
capa

SMS vai medir emissão de poluentes dos carros em Porto Alegre

Projeto vai identificar fatores ambientais que podem causar doenças respiratórias e educar motoristas

Por
Correio do Povo

publicidade

A partir desta segunda-feira, a emissão de poluentes pelos veículos que circulam em Porto Alegre será medida, até o dia 9, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo é identificar fatores ambientais que interferem na qualidade do ar e podem causar doenças respiratórias.

A avaliação faz parte das atividades do Programa de Vigilância de Populações Expostas a Poluentes Atmosféricos (VigiAr), desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Vigilância Ambiental (SVA) e a Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM).

Durnate as medições, também serão feitas ações educativas para os motoristas. Com a participação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), da Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde da SMS e da Equipe de Transporte da Secretaria, uma frota de 17 veículos será empregada.

Para o dia 24 de novembro, estão programadas atividades na comunidade em torno da Unidade de Saúde da Família Mario Quintana. Na região Noroeste-Humaitá-Navegantes-Ilhas, já funciona um núcleo do VigiAr, onde a Gerência Distrital de Saúde centraliza ações do projeto. Em breve, mais duas unidades de saúde da região também vão atuar no programa.


Bookmark and Share