Sonda lunar da China retorna em segurança para a Terra

Sonda lunar da China retorna em segurança para a Terra

Equipamento orbitou satélite com sucesso e testou equipamentos para futuras missões

AFP

Orbitador resistiu bem à reentrada e foi resgatado na Mongólia

publicidade

A sonda espacial chinesa Chang'e-4,  lançada na última semana, concluiu com sucesso a missão de orbitar a Lua e voltar em segurança para a Terra. O pouso, com auxílio de uma couraça térmica e paraquedas, ocorreu na madrugada deste sábado (horário de Pequim), conforme agência de notícias Xinhua.

Os cientistas chineses conseguiram, pela primeira vez na história do país, fazer regressar um dispositivo espacial, que resistiu à viagem de volta enfrentando temperaturas elevadíssimas na reentrada na atmosfera terrestre. A sonda pousou na região da Mongólia Interior, após atingir uma velocidade de 11,2 quilômetros por segundo e reduzir com sucesso para evitar impacto no solo. Em seu percurso, a sonda fez diversos registros fotográficos do planeta e de seu satélite.

Lançada no dia 24 de outubro da base espacial de Xichang, na província de Sichuan (sudoeste), a sonda chegou a 413 mil quilômetros de distância da Terra. A administração estatal de Ciências, Tecnologia e Indústria para a Defesa Nacional (SASTIND) informou na semana passada que a sonda testaria a tecnologia que será utilizada na missão Chang'e-5, prevista para 2017, cujo objetivo será recolher amostras do solo lunar.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895