SP recebe insumos para produzir 5 milhões de doses da CoronaVac

SP recebe insumos para produzir 5 milhões de doses da CoronaVac

Mais 3 mil litros do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) vindos da China chegaram nesta segunda-feira (19) a Guarulhos

R7

SP recebe insumos para produzir 5 milhões de doses da CoronaVac

publicidade

O Instituto Butantan recebeu da China, nesta segunda-feira (19), mais 3 mil litros do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), insumos equivalentes a 5 milhões de doses da CoronaVac, a vacina contra a covid-19 produzida pelo instituto em parceria com a biofarmacêutica Sinovac.

A aeronave com a matéria-prima decolou, de Pequim, às 14h (horário de Brasília) da última sexta-feira (16) com o terceiro carregamento de 2021 e pousou no Brasil pouco depois das 6h desta segunda-feira, no aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. 

O lote enviado pela biofarmacêutica Sinovac chegou em um voo da companhia aérea Turkish Airlines que passou por escalas na Turquia e Islândia. A matéria-prima recebida passará pelos processos de envase, rotulagem, embalagem e controle de qualidade antes de serem disponibilizadas para a população por intermédio do Programa Nacional de Imunizações, coordenado pelo Ministério da Saúde.

Veja Também

Na sequência, o carregamento será transportado em caminhões refrigerados até a sede do Butantan, na capital paulista, onde as vacinas serão envasadas, embaladas e rotuladas para a distribuição ao SUS (Sistema Único de Saúde). O anúncio da previsão de chegada do novo lote de insumos havia sido feito na última quarta-feira (14) em publicação nas redes sociais. 

Com os imunizantes, o Butantan estima que seja possível concluir a entrega das 46 milhões de doses referentes ao primeiro contrato com o Ministério da Saúde. O Butantan se comprometeu a entregar, até o fim de agosto, 100 milhões de doses ao governo federal.

Balanço da distribuição da CoronaVac

No dia 14 de abril, o governo paulista completou 40,7 milhões de doses entregues ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), quantia que corresponde a 88,4% de doses previstas até 30 de abril. Somente neste mês, foram 4,5 milhões.

Em março o Butantan recebeu uma remessa de 8,2 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), correspondente a cerca de 14 milhões de doses. Outros 11 mil litros de insumos chegaram ao país em fevereiro. No final de 2020 o Butantan já havia recebido IFA que rendeu 3,8 milhões de vacinas.

Em março, foram disponibilizadas 22,7 milhões de doses. Em fevereiro, outras 4,85 milhões e, em janeiro, 8,7 milhões de unidades. Até setembro, está prevista a entrega de mais 54 milhões de doses.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895