Spaan realiza encontro entre idosos residentes e seus familiares

Spaan realiza encontro entre idosos residentes e seus familiares

Durante 30 minutos, na capela ecumênica da instituição, as mães tiveram a oportunidade de conversar com seus parentes

Cláudio Isaías

Dona Isolda Scheidt de Lima, de 76 anos, recebeu a visita de familiares na capela da Spaan, cercada de cuidados devido a pandemia da Covid-19

publicidade

Após mais de um ano de isolamento, em razão da pandemia da Covid-19, mães residentes na Sociedade Porto-alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) em Porto Alegre puderam nesta quinta-feira reencontrar seus filhos e netos. Durante 30 minutos, na capela ecumênica da instituição, as mães tiveram a oportunidade de conversar com seus familiares - sem abraço e sem beijo. A ideia inicial da direção da Spaan era realizar a ação "Cortina do Abraço", mas em razão do frio e da possibilidade de chuva a iniciativa acabou sendo cancelada.

No salão da capela, a dona de casa Tânia Querino conversou animadamente com a sua mãe Hilda Querino, 65 anos, que tem dois filhos e cinco netos. "O importante é o carinho, o amor e o respeito", ressaltou dona Hilda ao se despedir da filha no saguão.

As duas não puderam se abraçar no período de março de 2020 a março de 2021, mas conseguiu ver a mãe apenas duas vezes. "Valeu a pena essa conversa. Claro que fica a vontade de abraçar", disse a filha.

Mesma situação ocorreu com o Roberto Carlos Scheidt de Lima e a sua filha Lívia Pires de Lima que foram visitar Isolda Scheidt de Lima, 76 anos. "Estou muito feliz pela visita. Família é fundamental e é a nossa força", acrescentou.

Ela disse que espera que na próxima visita consiga pegar o bisneto Henrique no colo. A neta Lívia Pires ganha o bebê em agosto - a neta não via a avó desde que iniciou a pandemia em março de 2020. Já o filho realizou visitas em outubro do ano passado.

A psicóloga Roberta Oliveira informou que as 22 mães residentes na Spaan terão um almoço especial para comemorar o Dia das Mães. A iniciativa terá a participação da equipe de saúde da instituição que trabalha direto com os idosos.

 No ano passado, a Spaan realizou em outubro pela primeira vez a "Cortina do Abraço" que consistia em de visitas assistidas e abraços propiciados através de uma cortina plástica, evitando o contato direto dos idosos com os seus familiares. A ideia da entidade era utilizar o mesmo mecanismo para festejar o Dia das Mães, mas o frio impediu que ação especial dos Dia das Mães fosse realizada.

Segundo Roberta Oliveira, a Spaan segue com protocolos rígidos de proteção, sem receber visitas, mesmo com a imunização completa de todos os idosos e funcionários. Ainda dentro da comemoração do Dia das Mães, as mães residentes da instituição receberam cuidados de beleza, como coloração de cabelo e tratamento das unhas.

“Cuidar da autoestima dessas mulheres representa um pouco do que a instituição faz pelos seus moradores. Envelhecer com dignidade é um direito de todos e a nossa missão é oferecer isso aos idosos”, explicou o presidente da Spaan, Gildásio de Oliveira.

A ação de embelezamento foi realizada pelos próprios funcionários da Spaan e contou com o auxílio da comunidade para ser executada, com a doação de itens como esmaltes e tintas de cabelo. Apesar do quadro da pandemia ainda ser grave em todo o Estado, a administração segue um protocolo rígido de segurança, obedecendo as medidas sanitárias para controle da disseminação do coronavírus. A Secretaria Municipal da Saúde foi comunicada da visita dos filhos e netos.

Fundada em 21 de agosto de 1931 pelo Rotary Clube Porto Alegre, a Spaan completa, em 2021, 90 anos de fundação. O lar realiza um trabalho dedicado a proporcionar uma velhice digna, com conforto, atenção e qualidade de vida aos seus moradores.

Dentro da realidade do atual cenário da pandemia, a entidade está estruturando o calendário de ações voltadas para a celebração da data, ressaltando a sua importância como instituição assistencial ao longo de nove décadas.

Pensando em dar mais visibilidade a essas ações e aproximar a comunidade da rotina da casa, a Spaan recentemente lançou o seu novo site, onde também é possível realizar doações para a instituição. Atualmente, mais de 100 idosos são acolhidos pela Spaan.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895