Terceiro dia de vacinação para pessoas com 18 anos segue com intenso movimento em Porto Alegre

Terceiro dia de vacinação para pessoas com 18 anos segue com intenso movimento em Porto Alegre

O sistema de drive-thru não foi realizado e somente será retomado após a chegada de nova remessa de doses

Cláudio Isaías

Mesmo com chuva, o terceiro dia de aplicação das vacinas contra a Covid-19 teve movimento intenso em Porto Alegre

publicidade

Pelo terceiro dia consecutivo, Porto Alegre realizou a vacinação das pessoas com 18 anos ou mais contra a Covid-19. Nem a chuva que atingiu a Capital nesta quarta-feira prejudicou a movimentação de pessoas nos postos de saúde. A aplicação das doses foi realizada em dez unidades de saúde. Nos mesmos locais, foi mantida a imunização de adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos.

O sistema de drive-thru não foi realizado e somente será retomado após a chegada de nova remessa de doses suficientes para reabertura das estruturas. O projeto Rolê da Vacina esteve com equipes volantes no Conselho de Desenvolvimento do Partenon (Codespa), no bairro Partenon, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo, no bairro Rubem Berta, das 9h às 16h.

No auditório do colégio Júlio de Castilhos, referência para quem se vacina no Centro de Saúde Modelo, a circulação foi tranquila e não foram registradas aglomerações. A estudante Júlia Pereira, 23 anos, disse que estava emocionada por ter feito a vacina.

A jovem explicou que vai seguir com todos os cuidados de prevenção, ou seja, vai continuar usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social. "A hora é de seguir com todos os cuidados", acrescentou a jovem que realiza a aplicação da segunda dose da Pfizer no dia 3 de novembro.

Já auxiliar administrativa Caroline Ribeiro, 27 anos, moradora do bairro Partenon, disse que aproveitou a vinda ao Centro Histórico para realizar a imunização. "Estava ansiosa por realizar a imunização contra a Covid-19. Mas, não estava encontrando tempo em função do trabalho", destacou.

A movimentação de jovens também foi intensa na Unidade de Saúde Assis Brasil, onde havia mais de 60 pessoas na fila. A aplicação da primeira dose contra a Covid-19 foi realizada também para adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho na Capital. No caso dos adolescentes com comorbidades, o comprovante de residência poderá ser no nome dos pais ou responsáveis.

A aplicação da segunda dose está disponível em 30 unidades de saúde e 14 farmácias parceiras para quem recebeu AstraZeneca há, pelo menos, dez semanas e em 13 unidades de saúde para todos que receberam a primeira dose de Coronavac há 28 dias. Já a aplicação da segunda dose da Pfizer segue disponível em quatro unidades de saúde para quem recebeu a primeira há dez semanais ou mais.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação. O agendamento da vacinação contra o coronavírus pode ser feita pelo aplicativo 156+POA (agendas para as unidades São Carlos e Tristeza) das 8h às 17h.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895