Testes da vacina de Oxford suspensos após reação adversa em voluntário

Testes da vacina de Oxford suspensos após reação adversa em voluntário

Rede norte-americana CNN afirmou que participante do estudo em terceira fase ficou doente após aplicação

Correio do Povo e AFP

Testes foram suspensos nesta terça-feira

publicidade

A AstraZeneca, responsável pela produção da vacina de Oxford, suspendeu temporariamente os testes em fase três de sua vacina contra Covid-19. Conforme a CNN, a decisão ocorre após um voluntário apresentar reação adversa séria durante o estudo.

A informação foi confirmada pela CNN após publicação no site de notícias de saúde Stat News, nesta terça-feira. Conforme um porta-voz da empresa AstraZeneca, o processo padrão de revisão desencadeou a pausa para permitir revisão de segurança do medicamento.

"Como parte dos testes globais controlados e randomizados em andamento da vacina de Oxford, nosso protocolo de revisão padrão foi acionado e fizemos uma pausa voluntária na vacinação, para permitir uma revisão dos dados de segurança por uma comissão independente", informou um porta-voz da empresa, associada à universidade de Oxford e uma das pioneiras na corrida global pela vacina.

"Estamos trabalhando para agilizar a revisão deste evento único, para minimizar qualquer potencial impacto no cronograma dos testes", indicou o porta-voz, sem detalhar de onde é o paciente ou a natureza e gravidade de sua reação.

Ainda de acordo com a rede, não há informação se a suspensão temporária acontece apenas nos Estados Unidos ou em todos os países em que é testada. A vacina de Oxford é testada, inlcusive, no Brasil.

Pausas em testes clínicos não são incomuns, mas esta é a primeira vez que uma interrupção acontece nos testes de uma das potenciais vacinas contra a Covid-19. A AstraZeneca é uma das nove empresas que se encontram na fase três e final de testagem.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895