TJRS promove celebração ao Dia da Adoção

TJRS promove celebração ao Dia da Adoção

Iniciativas para promoção da adoção tardia foram apresentadas

Giullia Piaia

Michelle é mãe de Camila e contou sobre a experiência da adoção

publicidade

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) promoveu, na tarde desta terça-feira, um evento alusivo ao Dia da Adoção, intitulado “Dia da Adoção no TJRS: unindo famílias”. Em celebração no Palácio da Justiça, em Porto Alegre, foram apresentadas ações do Judiciário gaúcho para promover a adoção, principalmente a adoção tardia de crianças e adolescentes com mais de sete anos.

Campanhas do TJRS tentam unir os pais aos futuros filhos, fazendo com que os pais flexibilizem os perfis buscados, geralmente de bebês, para o de crianças mais velhas, que são a maioria nos abrigos. Essa preferência está refletida nos números de 317 jovens estão disponíveis para adoção no Rio Grande do Sul por 3.683 pais habilitados. Uma das iniciativas do tribunal é o “Dia do Encontro”, que reúne pais e jovens para se conhecerem em um dia especial, prática vencedora de prêmio.

Um aplicativo para celular também foi desenvolvido, com o mesmo fim, pelo TJRS. O app, criado há quatro anos, disponibiliza vídeos e fotos de jovens para as prospectivas famílias e, graças a ele, 52 adoções já foram finalizadas, onze aproximações estão em andamento e 35 famílias estão em estágio de convivência.

Uma dessas adoções finalizadas foi a de Camila, de 15 anos, adotada por Michelle Barrionuevo Macchi e Sabrina Peixoto. “Inicialmente buscávamos um perfil de 0 a 8 anos, quando entramos no app e nos deparamos com a Camila foi fundamental para mudar esse perfil. Foi a melhor coisa que aconteceu na nossa vida”, declarou Michelle.

“Nós temos um trabalho reconhecido nessa área, as tantas ferramentas e projetos e tornam-se realidade e a realidade é ver mais crianças e adolescentes acolhidos, mais gente feliz. E isso é tudo que nós queremos”, concluiu a presidente do TJRS, Iris Helena Medeiros Nogueira.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895