Tradicionalista recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Tradicionalista recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Por conta da pandemia, poucas pessoas participaram da sessão solene nesta sexta-feira

Felipe Samuel

Por conta da pandemia, poucas pessoas participaram da sessão solene nesta sexta-feira

publicidade

A Câmara de Vereadores homenageou nesta sexta-feira, em sessão solene, o tradicionalista Giovani Osório Tubino. Presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas, Tubino recebeu o Prêmio Glaucus Saraiva. Por conta da pandemia do novo coronavírus, poucas pessoas participaram da solenidade. Ao receber a comenda do presidente da Casa, Reginaldo Pujol (DEM), Tubino destacou sua trajetória dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e defendeu a valorização das comemorações da Semana Farroupilha.

Tubino ressaltou a importância de a homenagem ocorrer justamente no mês de setembro e a necessidade de valorizar os festejos na cidade durante o período. "Muitos de nós que estão aqui, entramos para pedir exatamente uma atualização da legislação do município referente à Semana Farroupilha para que ela se fortalecesse, pois tem papel preponderante não só no acampamento, mas em toda cidade", afirmou. O tradicionalista relembrou a trajetória humilde e reforçou que a cultura é transmitida de geração para geração. "Receber esse prêmio é uma honra indescritível", completou.

Ao destacar que o 20 de Setembro é o momento mais importante para a população gaúcha, Pujol lembrou que por muitos anos os festejos referentes à data foram 'incompreendidos' por algumas pessoas. Conforme o vereador, na visão de algumas pessoas, o uso de bombachas, botas, facas na cintura e o costume de sorver chimarrão eram considerados 'atraso cultural'. "Mal sabiam os maus críticos que, atrás desses hábitos arraigados na nossa tradição, existe todo um processo histórico, que merece ser revivido porque remonta a um dos mais importantes momentos históricos desse país", assinalou.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895