Trecho 3 da Orla do Guaíba é aberto para a população em Porto Alegre

Trecho 3 da Orla do Guaíba é aberto para a população em Porto Alegre

Skatistas vibraram ao acessar o complexo de lazer

Cláudio Isaías

Trecho 3 da Orla do Guaíba foi liberado para a população

publicidade

Aguardado com ansiedade pelo público, o trecho 3 da Orla do Guaíba foi inaugurado neste sábado para delírio dos frequentadores, principalmente dos skatistas que vibraram ao acessar o complexo de lazer. Eles estavam concentrados em um portão próximo da pista de skate do parque Marinha do Brasil. Uma bandeira gigante da Federação Gaúcha de Skate (FGSKT) era tremulada e os skatistas a todo o momento pediam a liberação do acesso.

Um funcionário/skatista do consórcio ACA/RGS, empresa responsável pela obra, realizou a abertura do portão - ele teve que serrar a corrente colocada no portão porque a chave do cadeado não foi encontrada. Em poucos minutos, as pistas de skate ficaram cheias e as arquibancadas lotadas - apreciadores do esporte e familiares de skatistas assistiam (com música e chimarrão) às manobras na maior pista de skate da América Latina. Mais de duas mil pessoas estavam na Orla Jaime Lerner como é chamado o trecho 3. Alguns frequentadores foram de bicicleta, patinete e roller conferir o novo espaço. 

O advogado Júlio Ferreira dos Santos, 48 anos, levou os filhos Pedro e Mariana, todos com skate na mão, para andar na nova pista. O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro, afirmou que estava feliz pelo fato da população estar usufruindo de um grande espaço público. O complexo conta 29 quadras esportivas, pista de caminhada, arquibancadas, três bares, vestiários e a maior pista de skate da América Latina. "A Orla do Guaíba se tornou um grande complexo esportivo que vai melhorar a qualidade vida dos porto-alegrenses. É o caminho de reaproximação da cidade com Guaíba", acrescentou o secretário que circulou pelo complexo esportivo acompanhado de assessores. 

O prefeito Sebastião Melo afirmou que o sábado era um dia muito feliz para Porto Alegre. "O trecho 3 da Orla é um espaço público maravilhoso de convivência humana. Aqui se elevará mais ainda a alma da nossa cidade. Quero cumprimentar a todos os parceiros que contribuíram para esse projeto, que começou em 2010. Agora, estamos fazendo a nossa parte e entregando esse belo complexo de esporte e lazer", acrescentou. Segundo prefeito, existem mais de 70 quilômetros de orla para integrar e recuperar. "Da mesma forma como foi construída esta trajetória, acredito que os prefeitos e prefeitas que nos sucederem seguirão nesta visão de inovação, parceria e modernização. O nosso presente e o futuro são de frente para o Guaíba", ressaltou Melo.

Foto: Alina Souza

Com um investimento de R$ 53,4 milhões e 1,6 quilômetro de extensão, o trecho 3 da Orla do Guaíba está localizado nas proximidades da foz da Dilúvio, na avenida Ipiranga, até o complexo do Parque Gigante, do Sport Club Internacional. 

O trecho 3 da Orla do Guaíba foi idealizado pelo arquiteto Jaime Lerner - ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná falecido em maio deste ano. O local possui estacionamento para 150 veículos, estruturas de apoio à prática de esportes, ciclovia, iluminação em LED e arborização. Um total de 19 câmeras estão sendo instaladas no trecho 3 da Orla do Guaíba. As imagens serão transmitidas diretamente para o Centro Integrado de Comando (Ceic). Assim como no trecho 1 da Orla Moacyr Scliar - da Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias, existe pouca sombra, mesmo com o plantio de 550 árvores. As espécies ainda são pequenas e insuficientes para amenizar o calor dos dias de verão. 

Foto: Alina Souza

A nova área revitalizada junto ao Guaíba tem cinco quadras de futebol de grama sintética, uma de futebol de areia, três de beach tênis, 12 de vôlei de areia, duas de tênis, além da maior pista de skate da América Latina. No entanto, na manhã deste sábado havia poucas pessoas nas quadras. Para agendamento das quadras, foi criado um site que já pode ser acessado. O usuário faz login e seleciona a estrutura que deseja agendar, escolhendo o dia e o horário. Também é preciso informar o nome, e-mail, telefone e CPF do responsável pelo agendamento. As reservas são de uma hora, e as quadras estarão abertas das 8h às 20h. 

Foto: Alina Souza


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895