Trensurb fica 1h30 sem operação devido problemas técnicos
capa

Trensurb fica 1h30 sem operação devido problemas técnicos

Estações ficaram fechadas enquanto equipes consertavam rede de cabos

Por
Eduardo Amaral

Estações ficaram fechadas durante realização de reparos

publicidade

Usuários do Trensurb enfrentaram problemas na manhã desta sexta devido ao rompimento de um isolador da rede de cabeamento entre as estações Farrapos e Anchieta que levou ao fechamento de todas as estações por volta das 10h. O serviço ficou totalmente suspenso durante uma hora e meia, gerando atraso e transtornos aos passageiros que tentavam utilizar o transporte.

Os primeiros sinais de problema começaram por volta das 8h40min, quando os trens começaram a circular apenas em uma direção no trecho entre as estações afetadas. Os passageiros já tiveram dificuldades, considerando que a operação estava mais lenta e algumas pessoas acabaram se atrasando para compromissos. Foi o caso da cuidadora de idosos Cristina Nunes, que saía de Porto Alegre em direção a São Leopoldo, no Vale dos Sinos, para consulta médica. “Foi uma surpresa porque eu estava esperando o trem de um lado e ele vinha somente de outro. Me atrasei.”

Já o promotor de vendas Tiago Portela Moreira, encontrou a estação Farrapos fechada por volta das 10h30. Sua maior reclamação era a falta de comunicação por parte da empresa. 

Na estação Mathias Velho, em Canoas, filas de usuários se formaram rapidamente. Quem não podia esperar teve que apelar para alternativas mais caras, caso de William Cira, que trabalha com marketing em Porto Alegre. Ele estimou gasto de R$ 35, enquanto a passagem de trem custa R$ 4,20. Passageiro diário do trem, ele reclama de sucessivos problemas nas composições. “Já é a quarta vez em questão de três meses que tenho problema com o trem, principalmente pelo fato de que quando dá um temporal ele para ou estraga.”

As estações foram fechadas totalmente pouco antes das 10h e a previsão inicial era de que o conserto fosse finalizado às 11h30. De acordo com a Trensurb, o fechamento das estações foi necessário para que fosse feito a correção do problema. O isolador que rompeu faz duas funções, além de isolar também faz a sustentação dos cabos.