Trensurb tem aglomerações nos vagões pelo segundo dia consecutivo
capa

Trensurb tem aglomerações nos vagões pelo segundo dia consecutivo

Composições circularam lotadas na manhã desta terça-feira e passageiros reclamaram

Por
Cláudio Isaías

Estações apresentaram grande movimentação e trens estavam lotados

publicidade

Os passageiros da Trensurb voltaram a enfrentar mais um dia de aglomerações dentro dos trens. No começo da manhã de terça-feira, as composições voltaram a circular lotadas. Mesmo com a promessa de reforço com ônibus, os usuários do trem vindos da Região Metropolitana tiveram uma manhã complicada para chegar até Porto Alegre. Os intervalos entre os trens foram de aproximadamente 25 minutos o que resultou em plataformas cheias de passageiros, principalmente em Canoas e Sapucaia do Sul. No final da tarde, ônibus foram disponibilizados, o que pode ser feito novamente na manhã desta quarta.

Os passageiros reclamaram terem viajado em composições lotadas. Um plano emergencial foi elaborado pela Trensurb e pela Metroplan, empresa responsável pelo gerenciamento dos ônibus da Região Metropolitana. No entanto, a medida não foi posta em prática no começo da manhã de terça-feira. A combinação era de que Trensurb acionaria a Metroplan em caso de necessidade e neste caso os ônibus de integração levariam os passageiros até Porto Alegre.

A Trensurb informou que o plano não foi acionado mais cedo porque até então a operação dos trens estava dando conta da demanda de passageiros. Por volta de 7h51min, a Metoplan foi acionada pela empresa e disponibilizou 60 ônibus de integração em 16 linhas que levaram os passageiros das estações até o Centro de Porto Alegre. A Trensurb transporta cerca de 160 mil passageiros por dia.

Uma iniciativa que vem chamando a atenção dos usuários dos ônibus tanto de Porto Alegre quanto da Região Metropolitana é a limpeza dos veículos. Logo após o desembarque dos passageiros equipes da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) e da Metroplan entraram em ação para higienizar os veículos nos terminais de ônibus da Uruguai, Rui Barbosa e Conceição.

A Metroplan, às 17h30min desta terça, disponibilizou ônibus para atender parcialmente a demanda do sistema Trensurb, em especial os passageiros com destino as cidades de Canoas e Sapucaia do Sul. Os ônibus saíram, com a sua ocupação limitada ao numero de assentos, da praça Revolução Farroupilha em Porto Alegre, que fica entre a estação Mercado da Trensurb e o prédio da Fecomércio, pela avenida Castelo Branco, de maneira expressa, até as cidades de destino.

Nesta quarta, conforme a demanda for se acentuando, entre às 5h e 8h, haverá reforço nas linhas de integração que terão como destino final Porto Alegre. A partir das 6h, em caso de necessidade, serão disponibilizados ônibus para atender passageiros junto as estações Mathias Velho e Centro de Canoas. Os ônibus irão até a Capital trafegando paralelo a linha do trem.

Os ajustes na oferta de transporte, que irão se deslocar para Porto Alegre, serão feitos conforme as necessidades e capacidade dos operadores. A Metroplan e a Trensurb irão acompanhar a movimentação dos ônibus e orientar os passageiros nas estações e redes sociais.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.