Trincheira da avenida Ceará tem 92% das obras concluídas

Trincheira da avenida Ceará tem 92% das obras concluídas

Previsão da prefeitura é de que o trânsito seja liberado no mês de dezembro

Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

Trincheira da avenida Ceará tem 92% das obras concluídas

publicidade

As obras da trincheira da avenida Ceará, que começaram em janeiro de 2013, estão com 92% da construção concluída. Conforme a prefeitura de Porto Alegre a trincheira está em fase de acabamentos e deverá estar liberada para o trânsito ainda no mês de dezembro. O empreendimento que seria utilizado na Copa do Mundo de 2014, deve ter custo final de R$ 32 milhões.

As intervenções da implantação da passagem subterrânea contemplam estrutura da trincheira (paredes laterais de contenção, laje de fundo e as estruturas de concreto armado dispostos horizontalmente nas extremidades superiores das paredes laterais), pavimentação ao longo de seu eixo, implantação da casa de bombas, pavimentação do eixo viário da avenida Farrapos e alargamento da avenida Ceará.

De acordo com a Prefeitura, toda a estrutura da trincheira está concluída. O coordenador técnico das obras de mobilidade urbana, Rogério Baú, informou que no final de outubro foi finalizada a laje de fundo da passagem subterrânea. Segundo ele, ainda em novembro o alargamento da Ceará estará concluído. Para essa etapa ser finalizada, será executado o cruzamento da avenida Ceará com a rua 25 de Fevereiro. Também neste mês, a pavimentação do eixo da avenida Farrapos estará finalizada. As lajes de concreto, que permitirão a execução dessa pavimentação, já estão concluídas, em processo de cura do cimento.

Para o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, a Ceará é uma obra com alto grau de dificuldade técnica. A trincheira encontrou, em suas fases de construção, diferentes desafios: o solo arenoso, o lençol freático, a vizinhança com o Trensurb e o trânsito intenso na região. Além disso, a proximidade com o aeroporto obrigou que parte das obras fosse realizada à noite. “Mas ela será de uma importância vital para qualificar o trânsito na entrada da cidade. Os benefícios para os motoristas serão consideráveis”, diz Schmitt.

Aproximadamente 75 mil veículos circularão diariamente no cruzamento viário (Ceará com Farrapos) que será transposto por meio da passagem subterrânea.

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895