Tronco fossilizado com mais de 200 milhões de anos é encontrado durante obra em rodovia do RS
Descoberta foi na VRS-823, em São João do Polêsnie, região central do Estado
publicidade
Um tronco fossilizado, com mais de 200 milhões de anos, foi encontrado durante obra em rodovia do Rio Grande do Sul. A descoberta foi durante os preparativos para pavimentação da VRS-823, em São João do Polêsine, na região central do Estado.
Os profissionais perceberam a existência de partes de fósseis vegetais no eixo da estrada. A empresa, contratada para prestar apoio técnico ao Departamento Autônomo de Estrades de Rodagem (Daer), acionou um paleontólogo, que se surpreendeu com as dimensões do material, que media mais de quatro metros de comprimento e um metro de diâmetro, com peso estimado de sete toneladas.
De acordo com José Darival Ferreira, da SD Engenharia e Consultoria, ele percebeu logo no início da escavação que se tratava de um material muito maior do que o imaginado por ele. "Precisamos da ajuda de um caminhão com um braço mecânico e retroescavadeira para retirar o tronco fóssil do local", afirmou.
A peça foi encaminhada ao Centro de Apoio a Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA/UFSM), para fins de pesquisa e visitação turística. A pavimentação na VRS-823 – que havia sido temporariamente suspensa para a preservação do fóssil – foi retomada na última semana, após a remoção do vegetal.