Tudo Fácil terá chamada por senha para fazer Carteira de Trabalho

Tudo Fácil terá chamada por senha para fazer Carteira de Trabalho

Medida valerá até 3 de março e foi implementada para evitar grandes filas no local

Mauren Xavier

Tudo Fácil terá chamada por senha para fazer Carteira de Trabalho

publicidade

A partir desta segunda-feira e nas próximas três semanas quem procurar a agência do Tudo Fácil, no Centro de Porto Alegre, para fazer a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) deverá pegar senha. Diariamente serão 150 distribuídas a partir das 7h30min e outras 150, a partir das 13h30min. A medida valerá até 3 de março. A intenção é evitar as grandes filas registradas neste período, em função do aumento na procura.

Na manhã de hoje, houve intensa movimentação no local, inclusive com o esgotamento das fichas do turno da manhã e filas na avenida Borges de Medeiros. Além disso, é possível fazer o agendamento pelo site, no link de serviços e informações. São 80 horários agendados por dia.

Segundo a coordenadora do departamento responsável pela Carteira de Trabalho na unidade do Tudo Fácil, Olga Teresinha Cruz de Oliveira, tradicionalmente há uma procura maior entre janeiro e fevereiro. Isso deve-se, muitas vezes, pelas férias escolares, no caso do pedido de primeira via. “A ideia é garantir agilidade no atendimento e evitar as longas esperas”, explicou ela.

Parte da demanda porém acaba não evoluindo. Uma das principais dificuldades, destacou a coordenadora, se dá pela ausência dos documentos obrigatórios que precisam ser apresentados (ver box). “Não há como encaminhar o protocolo sem os documentos, isso faz com que muitos atendimentos sejam frustrados”, enfatizou Teresinha.  

Além disso, a recomendação é de que o serviço seja solicitado pelo trabalhador que esteja precisando do documento com urgência, como no caso de admissão ou solicitação de benefício. Sem custo, a CTPS fica pronta no prazo de 15 dias. Olga explica que o sistema do Ministério do Trabalho, que apresentava instabilidade no ano passado, está normalizado.

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895