União prorroga pedido de liberação de verba para o Centro de Eventos de Porto Alegre

União prorroga pedido de liberação de verba para o Centro de Eventos de Porto Alegre

Data limite para o repasse das verbas para o empreendimento, agora, é 25 de janeiro de 2020

Correio do Povo

Área prevista para o futuro Centro de Eventos de Porto Alegre é ao lado do estádio Beira-Rio

publicidade

Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira a prorrogação do pedido de liberação de recursos para as obras do Centro de Convenções e Eventos por mais 120 dias. É a quarta vez que o governo federal prorroga a liberação de R$ 60 milhões, a fundo perdido, destinados a custear o empreendimento. O Município já cumpriu todos os requisitos e trabalha para obter a autorização da ordem de início, garantia do empenho orçamentário e liberação do valor. Com a prorrogação, a data limite para repasse da verba é 25 de janeiro de 2020. De acordo com a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Juliana Castro, a prefeitura atua para receber os recursos e autorizar o início das obras.

“Estamos cobrando constantemente, porque é um projeto importante para a cidade. Trabalhamos para cumprir as exigências, escolher a área, fazer as análises ambientais e encontrar o local mais adequado”, destaca. O prefeito Nelson Marchezan Júnior tem tratado do assunto junto a lideranças políticas e à bancada gaúcha em Brasília. Ela ressalta que o governo municipal está mobilizado para a obtenção do dinheiro e a execução do projeto, considerado fundamental para alavancar o turismo de eventos na Capital. Segundo ele, o Centro de Convenções e Eventos representa a continuidade do desenvolvimento da região do Guaíba.  O complexo será erguido em uma área de 3,7 hectares ao lado do estádio Beira-Rio.

A ideia da administração municipal é que tenha, em sua primeira fase, um salão principal, com capacidade para 3 mil pessoas, e salas para convenções e eventos corporativos para atender de 300 a 500 pessoas. Para uma segunda etapa, estão previstos um grande espaço de 15 mil metros quadrados para feiras e estacionamento, no piso inferior.  No início deste ano, o Ministério da Economia manteve o contingenciamento de recursos, determinado ainda em 2018 e que incluiu o bloqueio de verbas para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ainda não começadas – como é o caso do Centro de Convenções e Eventos de Porto Alegre. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895