Unidade Tristeza faz alterações para atender demanda por testes de Covid-19

Unidade Tristeza faz alterações para atender demanda por testes de Covid-19

Quem deseja fazer o teste gratuito realiza o agendamento

Felipe Nabinger

publicidade

A grande procura pelos testes rápidos na unidade de saúde Tristeza provocaram mudanças para o atendimento ao público. O número de salas para testagem foi ampliada de duas para três. Além disso, quem passa em frente ao posto não vê mais fila para a testagem, como ocorreu no último final de semana, que contou com os postos abertos para a testagem. Quem deseja fazer o teste gratuito realiza o agendamento, conforme disponibilidade de horário no mesmo dia, e é orientado a voltar cerca de meia hora antes pelos servidores do posto.

Foi o que aconteceu com a técnica em saúde bucal Eliane Bertoglio, 48, que procurou a unidade na avenida Wenceslau Escobar, 2442, no final da manhã. “Por causa da procura eles estão fazendo agendamento. Vou voltar às 15h”, disse. Eliane relata que já vinha sentindo dores no corpo e problemas intestinais. “Acordei hoje com dor de cabeça, tosse e febre e decidi testar”, revela.

O agendamento evita a aglomeração de pessoas com suspeita de Covid-19 no local onde também está sendo aplicada a vacina, evitando contato de pessoas potencialmente infectadas com quem procura a imunização. Conforme a enfermeira Angélica Suelo, 32, quase metade dos testes realizados vem dando resultado positivo. A profissional de saúde afirma que a unidade tem feito entre 80 a 90 testes por dia. “Vem se mantendo neste índice desde o fim do ano passado”, diz. No final de semana, a demanda pelo teste passou de 200 pessoas.

Quem pode testar e onde

Os testes estão disponíveis em todas as 132 unidades de saúde da Capital e no Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), na rua Sarmento Leite, 500, bairro Farroupilha, das 9h às 17h, para quem apresenta sintomas da Covid-19 – febre, calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato, no paladar, fraqueza e dor muscular – e pacientes assintomáticos em contato com caso positivo de Covid-19 e sem esquema vacinal completo. Antes da testagem, todos passarão por avaliação clínica no próprio local.

A testagem deve ser realizada, de preferência, entre o terceiro e quinto dia após o início dos sintomas. Para pacientes assintomáticos, entre o terceiro e quinto dia após o último contato com o caso positivo de Covid-19. O teste fica pronto em menos de 30 minutos e os pacientes que tiverem resultado negativo, mas que seguirem com sintomas, serão encaminhados para realização de teste RT-PCR, mediante encaminhamento das unidades de saúde.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895