Unidades de saúde de Porto Alegre irão atender casos suspeitos de Covid-19 neste fim de semana

Unidades de saúde de Porto Alegre irão atender casos suspeitos de Covid-19 neste fim de semana

Medida busca aliviar pressão sobre as emergências dos pronto-atendimentos

Sidney de Jesus

Medida busca aliviar pressão sobre as emergências dos pronto-atendimentos

publicidade

O atendimento de pessoas com sintomas respiratórios estará disponível em unidades de saúde neste final de semana. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, em live com o prefeito Sebastião Melo, o vice-prefeito Ricardo Gomes e a secretária-adjunta da Saúde, Ana Dal Ben. O objetivo da prefeitura é tentar aliviar a pressão sobre as emergências dos prontos-atendimentos.

A mesma ação ocorreu no último final de semana e atendeu 1.255 pessoas. Serão 12 unidades abertas neste sábado e nove no domingo, que prestarão atendimento médico, orientações e encaminhamentos necessários, diminuindo a procura pelos prontos-atendimentos. Também de segunda a sexta-feira da próxima semana, oito unidades de saúde atenderão em turno estendido, até as 22h. As unidades excepcionalmente abertas neste sábado e domingo não farão vacina contra a Covid-19.

O prefeito também divulgou novas medidas para tentar conter o avanço da pandemia do coronavírus na Capital e qualificar a assistência aos infectados. De acordo com Melo, neste final de semana serão disponibilizados 50 leitos de enfermaria no Hospital Sanatório Partenon. Também destacou que, em breve, o município também contará com o Hospital de Campanha, que está sendo montado no bairro Restinga. Os novos espaços para o tratamento de pacientes com a Covid-19 foram conseguidos através de parceria com o governo do Estado e o Exército. “Temos que nos unir neste momento difícil que estamos passando”, afirmou o prefeito, lembrando que a prefeitura disponibilizará profissionais de saúde do Hospital Vila Nova para acolher os pacientes nos novos espaços.  

Ele destacou que a prefeitura tem recebido também outras doações em solidariedade às pessoas que estão sofrendo com a pandemia. “A parceria solidária é fundamental neste momento para podermos salvar vidas. Só o Instituto Cultural Floresta doou 40 respiradores para serem distribuídos para os nossos hospitais. Também recebemos muitas doações de máscaras de empresários”, lembrou.

Sobre a abertura de algumas unidades de saúde neste final de semana, assinalou que a medida foi a forma encontrada para desafogar o sistema. “Queremos garantir o atendimento e ao mesmo tempo administrar a demanda sobre as emergências e hospitais neste momento delicado", ressaltou. Melo lembrou também que  Porto Alegre já abriu 200 leitos de UTI, totalizando mil leitos para adultos na cidade.  

Unidades de saúde abertas sábado e domingo, das 10h às 20h, em parceria com Santa Casa de Misericórdia, Hospital Vila Nova e Divina Providência:

  • CF Álvaro Difini
  • US Diretor Pestana
  • US Morro Santana
  • US Tristeza
  • US Moradas da Hípica
  • US Lomba do Pinheiro
  • US São Carlos
  • US Moab Caldas
  • US Assis Brasil

Unidades de saúde abertas sábado, administradas pelo Grupo Hospitalar Conceição:

  • Unidade Conceição – 8h às 14h
  • US Sesc – das 8h às 14h 
  • Unidade Parque dos Maias – 8h às 12h


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895