Unidades de saúde recebem doses de AstraZeneca para retomada de vacinação na terça em Porto Alegre

Unidades de saúde recebem doses de AstraZeneca para retomada de vacinação na terça em Porto Alegre

Imunização prosseguiu nesta segunda com a aplicação das vacinas da Pfizer e da Coronavac

Cláudio Isaías

publicidade

A aplicação da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 será retomada nesta terça-feira nos postos de saúde de Porto Alegre. As unidades de saúde serão reabastecidas nesta segunda-feira com o imunizante fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e por esse motivo não foi realizada a vacinação com o imunizante na Capital. Na sexta-feira passada, os postos de saúde viram seus estoques de AstraZeneca esgotarem. No entanto, para garantir a vacinação no final de semana, a prefeitura conseguiu a liberação de oito mil doses com a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Houve vacinação com a substância no sábado, mas ela foi paralisada no domingo. 

A imunização contra o coronavírus teve prosseguimento nesta segunda-feira com a aplicação das vacinas da Pfizer e da Coronavac (primeira e segunda dose) no Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações (Cibai), na igreja Pompéia, no bairro Floresta, e no Largo Glênio Peres (tenda do Sesi). Além disso, 35 unidades de saúde e quatro farmácias parceiras aplicaram as vacinas. A primeira dose estava disponível para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, foi necessário apresentar documento de identidade com CPF. O intervalo de aplicação das doses da Pfizer é de oito semanas. Podem realizar a segunda dose do imunizante pessoas vacinadas até o dia 9 de agosto. A segunda dose da Pfizer foi aplicada em 16 farmácias parceiras e 35 unidades de saúde, além do shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres e Cibai.

Com relação à segunda dose de Coronavac, segue mantido o intervalo de 28 dias e dez semanas. Assim, quem recebeu a primeira dose até o dia 6 de setembro já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação. Podem receber a dose de reforço pessoas com 70 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até o dia 3 de abril e imunossuprimidos com esquema vacinal completo até o dia 6 de setembro. A dose de reforço é aplicada em pessoas com imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer,transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras e pessoas vivendo com HIV/Aids. 

Além disso, também são vacinados quem faz uso de corticóides em doses maiores de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças inflamatórias crônicas - reumatológicas, auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias. Para receber a terceira dose, é preciso apresentar documento de identificação e carteira de vacinação com o registro das duas doses. Para imunossuprimidos, é necessário também a apresentação do comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895