Usar lente de contato aumenta risco de contaminação por coronavírus
capa

Usar lente de contato aumenta risco de contaminação por coronavírus

Especialista alerta para higiene das mãos para manuseio

Por
R7

Lentes de contato podem facilitar contaminação por novo coronavírus

publicidade

Usar lentes de contato pode aumentar o risco de contágio pelo novo coronavírus, que causa a Covid-19. Isso acontece porque as pessoas costumam manusear com frequência as lentes e as mãos são um veículo de contaminação para doenças infecciosas.

"A gente está orientando que as pessoas prefiram usar os óculos. Mas pacientes com algumas doenças que atingem a córnea ou com um grau muito elevado precisam, necessariamente, da lente de contato", afirma a oftalmologista Ione Alexim, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Antes de manipular as lentes, a primeira coisa a se fazer é lavar as mãos. "É essencial manter a higienização, respeitar o tempo de descarte, que pode ser mensal ou anual, e o número de horas de utilização prescrito por dia. O período máximo é de 8 horas", ressalta o médico.

Risco de queimadura química

A especialista alerta para o risco de passar álcool em gel para as lentes acidentalmente, pois o produto pode causar queimadura química ao entrar em contato com as córneas."Às vezes, sem querer, a pessoa higienizou as mãos com álcool e depois pegou a lente", exemplifica. "É preciso ter atenção. Em caso de qualquer acidente, a orientação é lavar os olhos com água limpa abundante e procurar imediatamente um oftalmologista", orienta Alexim.

A higienização das lentes deve ser feita com solução específica multiuso, que é encontrada em farmácias. A limpeza deve ser feita três vezes ao dia, com fricção por 30 segundos, no mínimo. Também é importante higienizar corretamente o estojo. Para isso, deve ser utilizado sabão neutro líquido e água. "A lente sempre deve ser guardada no estojo, que precisa estar preenchido com a solução específica", afirma.

Limpeza dos óculos

A mistura de sabão neutro líquido e água também é recomendada para limpar as lentes de óculos, que deve secar ao ar livre. "O paninho (que vem na caixa) pode ser veículo de contaminação. Então, ele não deve ser usado para isso", alerta Ione.

O hábito de secar os óculos com as roupas também oferece risco de contágio por vírus e, além disso, pode arranhar as lentes. "Se não puder secar naturalmente, o ideal é usar lenço de papel descartável apropriado para a limpeza de óculos, que é vendido em farmácias", aconselha a especialista.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.