Usuários de ônibus irão monitorar trajeto das linhas com aplicativo TRI Porto Alegre
capa

Usuários de ônibus irão monitorar trajeto das linhas com aplicativo TRI Porto Alegre

Prefeitura lançou serviço e anunciou que toda a frota de coletivos terá GPS

Por
Cláudio Isaías

Usuários dos ônibus de Porto Alegre poderão monitorar o trajeto das linhas em tempo real através do telefone celular

publicidade

Os usuários dos ônibus de Porto Alegre poderão monitorar o trajeto das linhas em tempo real através do telefone celular. A prefeitura anunciou nesta quarta que 100% da frota conta com monitoramento via GPS. O acompanhamento de horários e localização das 420 linhas que atendem a cidade pode ser acessado por meio do aplicativo TRI Porto Alegre disponível, de forma gratuita, nas plataformas iOS e Android. O lançamento do serviço foi realizado durante solenidade na Travessa Mário Cinco Paus, no Centro Histórico, e contou com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, do vice Gustavo Paim, e de representantes dos consórcios de ônibus da Capital.

O investimento privado por parte das empresas não foi informado. O aplicativo foi desenvolvido por intermédio da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), sob gestão da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O prefeito afirmou que a plataforma vai possibilitar a fiscalização da prefeitura junto aos prestadores de serviço e maior comodidade aos usuários.

“Um aplicativo na mão do cidadão onde ele vai poder ter o conforto de saber quais linhas passam onde ele estiver, qual linha mais se adequará ao destino que desejar, qual o momento que o ônibus vai passar na parada que ele estiver mais perto para que ele possa fazer o planejamento de comodidade, de organização da agenda e da segurança. Isso também facilita tanto a fiscalização da prefeitura junto aos prestadores de serviço como, também, vai possibilitar a maior organização de veículos, pessoal e recursos de acordo com a utilização dos usuários e volume de transporte utilizado”, explicou.

Já o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, afirmou que a iniciativa vai apresentar com precisão a localização dos carros, auxiliando na organização prévia de quem utilizar o sistema de transporte. Segundo ele, o serviço de GPS dos ônibus pode ser acessado na mesma plataforma onde há recursos relacionados a recargas do cartão TRI. Com o aplicativo  é possível conferir quais linhas passam em cada ponto e quando o ônibus chegará na parada, além de mostrar as características do veículo, como, por exemplo, se tem acessibilidade e ar-condicionado. 

O sistema de localização por GPS em 100% da frota de ônibus é uma das funcionalidades mais esperadas desde a licitação do transporte público, realizada em 2015, e desde o decreto 19.836/2017, que estipulou prazos para implantação. O aplicativo, encomendado pela ATP e pela EPTC, foi desenvolvido pelas empresas Prodata e Cittati. A tecnologia permite que as empresas de ônibus e o órgão gestor, no caso a EPTC, segundo Tortoriello, gerenciar e monitorar pela internet toda a frota em operação.