Vídeo mostra detalhes do pouso de emergência em Confins, Belo Horizonte

Vídeo mostra detalhes do pouso de emergência em Confins, Belo Horizonte

Piloto informa a torre de controle que sistema elétrico não está funcionando corretamente

R7

Piloto informa a torre de controle que sistema elétrico não está funcionando corretamente

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Um áudio entre o piloto e a torre de controle do Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, confirma que a aeronave que precisou fazer um pouso de emergência na madrugada desta quinta-feira estava sem sistema elétrico funcionando corretamente e sem o sistema de alijamento. Após o pouso forçado, o aeroporto foi fechado e mais de 100 voos foram cancelados. 

A aeronave saiu de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, às 0h30 e seguia para Londres, na Inglaterra, sob o número LA8084, pertencente a companhia aérea Latam. A assessoria de imprensa da empresa informou que o avião, por questões técnicas, precisou fazer um pouso de emergência. No áudio captado entre o piloto e a torre de controle, o comandante avisa que a aeronave está muito pesada e, portanto, precisa de ajuda.

O piloto diz que o sistema de alijamento, que seria usado para diminuir a quantidade de combustível da aeronave e voltar ao aeroporto mais próximo para evitar acidentes, não estava funcionando. "Estamos, praticamente, sem nenhum sistema elétrico funcionando corretamente", informou para a torre de controle.

Em seguida, o piloto pede os dados de reparação e altitude, além do tamanho da pista. Ele é informado que a aeronave estava em alta temperatura e, por isso, pegou fogo no solo. "Estão combatendo. Depois, começa a evacuação". Um vídeo mostra o momento em que a aeronave pousa na pista e, junto a ela, chegam os bombeiros.

Discussão durante emergência

No áudio, o piloto e a torre de controle se desentendem. O primeiro questiona a solicitação feita pelos bombeiros para a evacuação dos passageiros e tripulação pelo lado esquerdo do avião: "não estão conseguindo apagar o fogo?" O funcionário também pergunta sobre a situação dos freios da aeronave, mas não obtém resposta.

“Por gentileza, vamos confirmar as informações: os bombeiros solicitaram, inicialmente, uma evacuação pelo lado esquerdo. Agora, em novo contato, não é para evacuar. É para esperar a escada?”, questiona o piloto. A torre responde que sim, “foi o que foi informado pelos bombeiros. A gente solicitou a escada e os bombeiros confirmaram com a gente a não necessidade de evacuação”.

Em seguida, o piloto retruca que não. “A gente solicitou a escada se os bombeiros confirmarem para nós a não necessidade de evacuação”, disse. Depois de segundos de silêncio, o piloto volta a questionar se é possível uma frequência direta com a corporação, mas é negado pela torre de controle.





A torre entra em contato com o piloto e fala que os bombeiros não têm a decisão sobre a necessidade de evacuação neste momento. "Pelo que entendi o senhor solicitou a escada caso seja expressa a necessidade de evacuação, correto? “Ao contrário”, responde o piloto. “Se não for necessário a evacuação, a gente solicita escada para descer os passageiros. Se os bombeiros falarem que não tem como chegar a escada perto da aeronave, se não estão conseguindo combater o fogo, aí a gente faz evacuação”, explica.

No final, a torre pergunta se a evacuação no caso de não estar conseguindo combater o fogo vai ser feita pelos próprios modos da aeronave. O piloto diz que sim e, em segundos, pergunta sobre a evacuação novamente, e pede uma solução “o mais rápido possível”.

Procurada pela reportagem do R7, a Latam não respondeu sobre o motivo da pane elétrica, tampouco o procedimento que deve ser adotado na ocasião e a causa de o sistema de alijamento não estar funcionando. "A Latam informa que está apurando o ocorrido e colabora com a autoridade competente no processo de investigação. A empresa reforça que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais", relatou.

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