Vacinação contra a Covid-19 é mantida para público adulto no final de semana

Vacinação contra a Covid-19 é mantida para público adulto no final de semana

Movimentação foi tranquila e não houve aglomeração

Cláudio Isaías

publicidade

Porto Alegre manteve neste sábado a vacinação para toda a população adulta com 18 anos ou mais. A aplicação da primeira e da segunda dose dos imunizantes foi realizada em três postos de saúde. A movimentação foi tranquila e não houve aglomeração no Centro de Saúde IAPI, na zona Norte da Capital. A imunização também foi realizada na unidade de saúde Tristeza, na zona Sul da Capital e na praça Salomão Pires de Abrahão, na Ilha da Pintada. Para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, a vacinação foi feita exclusivamente nas unidades de saúde Tristeza e IAPI. Para receber a primeira dose, todos os públicos tiveram que apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. 

No Centro de Saúde IAPI, a comerciária Camila Duarte, 22 anos, recebeu a primeira dose da Pfizer. "Não tinha conseguido realizar a vacina em função do trabalho. Como estou de folga aproveitei a oportunidade", destacou a jovem que realiza a segunda dose no dia 13 de novembro. As amigas Gabriela Daper, 18 anos, e Gabriele Lemos, 18 anos, estavam felizes estavam felizes por receberem a primeira dose do imunizante da Pfizer. "Estou muito feliz e curtindo muito esse momento. A população precisa ter a consciência da importância de fazer a vacina", acrescentou Gabriela Daper. Já Gabriele Lemos afirmou que estava ansiosa pela imunização contra o coronavírus.     

Os profissionais de saúde ou da educação que foram até os postos de saúde foi necessário apresentar um documento que comprovasse o vínculo de trabalho na Capital.  A aplicação da segunda dose segue disponível para quem recebeu AstraZeneca e Pfizer há pelo menos dez semanas e para todos que receberam a primeira dose de Coronavac há 28 dias. Neste final de semana, não haverá segunda dose de Pfizer no sábado e domingo na Praça Salomão Pires de Abrahão. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação. 

No domingo, a vacinação contra a Covid-19 será realizada na unidade móvel de saúde que levará a imunização até a comunidade do bairro Santa Tereza. O serviço estará instalado no supermercado Pezzi, na rua Cruzeiro do Sul, 2445, bairro Santa Tereza, no horário das 9h às 13h. Em cinco meses de atuação, a unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vacinou 12.210 pessoas contra Covid-19. De abril a agosto, foram 22 edições dominicais em comunidades dos mais diferentes bairros da Capital.

Para marcar o 23º atendimento do serviço, o ônibus estará na região Cruzeiro no domingo, das 9h às 13h, na rua Cruzeiro do Sul, 2445, estacionamento do supermercado Pezzi, bairro Santa Tereza. No local, haverá vacinação da primeira dose para a população adulta de 18 anos ou mais. Também estará disponível a aplicação da segunda dose para pessoas que precisam fazer Coronavac ou AstraZeneca. A ação terá doação de roupas para a comunidade e ato de comemoração pela importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e da ciência. “Observamos que ações descentralizadas facilitam a vacinação de pessoas que têm mais dificuldade de acesso aos serviços durante a semana por conta do trabalho ou da distância”, afirma o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta. 
 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895