Vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos segue com movimentação intensa em Porto Alegre

Vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos segue com movimentação intensa em Porto Alegre

A aplicação das doses foi realizada em 12 unidades de saúde

Cláudio Isaías

O sentimento entre os jovens foi de alegria por receber a aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus

publicidade

A vacinação das pessoas com 18 anos ou mais contra a Covid-19 voltou a ter uma intensa movimentação nos postos de saúde de Porto Alegre nesta terça-feira. A aplicação das doses foi realizada em 12 unidades de saúde.

Na fila da Unidade de Saúde Camaquã, na zona Sul da Capital, o sentimento entre os jovens era de alegria por estarem recebendo a aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus. Mais de 100 pessoas estavam na fila na manhã desta terça, tanto para receber a primeira dose, quanto a segunda dose do imunizante.

A estudante Isabela Dahlem, 19 anos, disse que estava muito emocionada por ter feito a vacina. "Estava ansiosa até porque toda a minha família (pais e a uma irmã) já tomou a vacina", ressaltou. Ela explicou que com a primeira dose do imunizante vai seguir com todos os cuidados de prevenção, ou seja, vai continuar usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social. "A hora é de seguir com todos os cuidados", acrescentou a jovem

Já Renata Dutra, 18 anos, que trabalha em um hospital, afirmou que estava muito feliz por ter feito a vacina. "Estava ansiosa em realizar a imunização contra a Covid-19", destacou.

A movimentação de jovens também no Centro de Saúde Santa Marta, onde havia mais de 50 pessoas na fila por volta das 8h e no auditório do colégio Júlio de Castilhos - referência para quem se vacina no Centro de Saúde Modelo.


Fila se formou na Unidade de Saúde Camaquã, na zona Sul da Capital, para a vacinação de pessoas a partir dos 18 anos - Foto: Alina Souza
 

A aplicação da primeira dose contra a Covid-19 foi realizada também para adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos. Não foi feito o sistema de drive-thru. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a iniciativa será retomada após a chegada de nova remessa de doses.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho na Capital. No caso dos adolescentes com comorbidades, o comprovante de residência poderá ser no nome dos pais ou responsáveis.

A aplicação da segunda dose está disponível em 30 unidades de saúde e 18 farmácias parceiras para quem recebeu AstraZeneca há, pelo menos, dez semanas e em 13 unidades de saúde para todos que receberam a primeira dose de Coronavac há 28 dias.

Já a aplicação da segunda dose da Pfizer segue disponível em quatro unidades de saúde para quem recebeu a primeira dose há dez semanais ou mais. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

A população também pode realizar o agendamento da imunização no aplicativo 156+POA (agendas para as unidades Diretor Pestana, Morro Santana, Nossa Senhora de Belém, Passo das Pedras I, São Carlos e Tristeza). A aplicação das doses ocorre das 8h às 17h.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895