Vacinação contra Covid-19 tem baixa procura nas unidades de saúde de Porto Alegre

Vacinação contra Covid-19 tem baixa procura nas unidades de saúde de Porto Alegre

No Centro de Saúde IAPI, houve redução da busca em todas as faixas etárias, segundo enfermeiro

Felipe Samuel

publicidade

O movimento está reduzido nas unidades de vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre. No segundo dia de imunização para crianças imunocomprometidas de 3 anos, as unidades de saúde Santa Rosa, no Rubem Berta, IAPI e Passo das Pedras não haviam aplicado nenhuma dose da vacina a esse público até o final da manhã de quinta-feira. 

O enfermeiro Eduardo de Moraes Pinto, que atua no setor de vacinas do Centro de Saúde IAPI, localizado na rua Valentim Vicentini, no Passo d'Areia, avalia que muitas pessoas desconhecem a informação de que os postos de saúde estão aplicando vacinação a esse público. Na última semana, ele afirma que houve redução da procura por vacinação na unidade em todas as faixas etárias.

“A gente estava acostumado a vacinar em torno de 1 mil pessoas por dia entre adultos e crianças. Esse movimento baixou para cerca de 500 pessoas por dia. Então, o que a gente observa é que tem muita gente em atraso com as doses de reforço. E inclusive a gente nota todos os dias aqui que ainda existem pessoas acessando o serviço para fazer a primeira e segunda dose, ou seja, com esquemas vacinais muito incompletos”, explica.

Conforme Pinto, que tem doses em atraso deve procurar uma unidade de saúde e tomar a vacina. “Se tem doses em atraso por fazer, seja do reforço, do primeiro ao segundo, enfim, já chegou o momento de fazer a vacina. A população precisa acessar o serviço e não deixar de fazer a vacina”, alerta. Ele observa que a partir de 5 anos a vacina contra a Covid-19 pode ser aplicada junto com a vacina da gripe.  

Quem tem dúvidas quanto à vacina, ele recomenda que as pessoas busquem informações nas unidades de saúde. “Tem bastante gente ainda dos públicos que já estavam elegíveis para vacinação que não vieram fazer seja a primeira dose ou a segunda dose”, salienta, destacando que o acesso é fácil. “A gente tem espaço físico e pessoal para fazer. Então a gente não vê o porquê de não vir fazer a vacina”, frisa.

Crianças de 4 anos podem receber a vacina a partir de sexta

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) começa a vacinar, a partir desta sexta-feira, crianças de 4 anos contra o coronavírus. O imunizante que será aplicado é da Coronavac. A decisão segue orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A imunização de crianças imunocomprometidas de três anos também seguirá disponível. A data de abertura para outras crianças de mesma idade ainda não foi definida pelo município. A vacinação para crianças imunocomprometidas de 3 anos e todas as crianças a partir de 4 anos irá ocorrer em 25 unidades de saúde. Em nove unidades o atendimento será realizado até as 21h.

São elas: Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895