Vacinação contra gripe começa na segunda em Porto Alegre

Vacinação contra gripe começa na segunda em Porto Alegre

Grupos prioritários e locais de aplicação de doses foram pensados para não coincidir com imunização contra a Covid-19

Correio do Povo

publicidade

Simultaneamente à imunização contra a Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde inicia na segunda-feira a campanha de vacinação contra a gripe em Porto Alegre. A fase inicial vai do dia 12 de abril até 10 de maio, começando com crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde e indígenas. "Isso dá cerca de 200 mil pessoas. Estamos vacinando uma faixa etária complemente diferente daquela prioritária da Covid-19 para que não haja nenhuma dificuldade e aglomerações", comenta o secretário municipal da Saúde (SMS), Mauro Sparta.

Além disso, os dois planos de vacinação serão realizados em locais distintos na cidade. A vacina contra o coronavírus SARS-CoV-2 seguirá em 30 Unidades Básicas de Saúde, enquanto doses contra a Influenza/H1N1 serão aplicadas em 40 UBS. Conforme Sparta, o cronograma foi pensado para não causar saturação no sistema de saúde e respeitar orientação médica de aguardar no mínimo duas semanas entre vacinas para doenças diferentes.

Por isso, os idosos vão receber o imunizante contra a gripe mais tarde, uma vez que são prioridade contra a Covid-19 – neste sábado, aqueles com mais de 63 anos poderão receber a primeira dose da Coronavac ou Astrazeneca/Oxford. A SMS vai imunizá-los em maio contra a gripe.

"Não podemos perder gente para influenza ou H1N1. Os sintomas são muito semelhantes com os da Covid-19, que baixamos a curva, mas o inverno está chegando", atenta o diretor da Vigilância Sanitária de Porto Alegre, Fernando Ritter. Ele ainda afirmou que a perspectiva é vacinar todo o Estado até o início da estação mais fria do ano.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895