Vacinação de jovens com 18 anos contra a Covid-19 movimenta postos de saúde de Porto Alegre

Vacinação de jovens com 18 anos contra a Covid-19 movimenta postos de saúde de Porto Alegre

Levantamento da Secretaria Municipal da Saúde apontou 16.784 pessoas na faixa etária dos 18 anos estão aptas a realizar a imunização

Cláudio Isaías

Vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir dos 18 anos levou muitas pessoas aos postos de saúde de Porto Alegre

publicidade

A movimentação para a vacinação dos jovens com 18 anos ou mais contra a Covid-19 foi intensa nesta segunda-feira nos postos de saúde de Porto Alegre. As 12 unidades de saúde registraram filas desde cedo para que as pessoas pudessem realizar a primeira dose da Pfizer. Um levantamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apontou 16.784 pessoas na faixa etária dos 18 anos estão aptas a realizar a imunização.

Nas unidades de saúde, também foi oferecido a segunda dose da Coronavac e da AstraZeneca. Na unidade de saúde São Carlos no terminal Antônio de Carvalho, no bairro Agronomia, cerca de 150 pessoas estavam na fila aguardando para receber a vacina contra o coronavírus.

A estudante Manoela Piran Frigeri, 18 anos, afirmou que estava ansiosa pela imunização. "Estou há um ano e meio esperando por esse momento. Na minha família (pais, avós, tios e irmãos) estão todos vacinados. Faltava eu. Graças a Deus deu tudo certo", comemorou a jovem.

Já Luísa da Silva Antônio, 18 anos, afirmou que estava com uma vontade louca de tomar a vacina. "Estou mais aliviada. Venci essa etapa" comentou.


Uma longa fila se formou na Unidade de Saúde São Carlos, em Porto Alegre, para a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com 18 anos ou mais - Foto: Alina Souza

A movimentação também foi intensa nas primeiras horas da manhã no auditório do colégio estadual Júlio de Castilhos (referência para o Centro de Saúde Modelo). A fila tinha mais de 60 pessoas que aguardavam a aplicação da primeira dose. As unidades de saúde Santa Cecília e Santa Marta também registraram uma intensa circulação de pessoas que foram em busca da imunização.

Além de ampliar a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais, a SMS retomou nesta segunda-feira a imunização de adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos. Não foi realizado o sistema de drive-thru.

Desde o começo da campanha de vacinação contra a Covid-19, em janeiro deste ano, a prefeitura de Porto Alegre já aplicou mais de 1,5 milhão de doses dos imunizantes, conforme dados do Ministério da Saúde. São 964.218 primeiras doses, significando a cobertura em 85,3% da população adulta (mais adolescentes com comorbidades) da Capital e 569.190 segundas doses ou dose única, representando 52,7% da população adulta (mais adolescentes com comorbidades) com imunização completa.

A aplicação da segunda dose segue disponível em 30 unidades de saúde e 18 farmácias parceiras para quem recebeu AstraZeneca há, pelo menos, dez semanas e em 13 unidades de saúde para todos que receberam a primeira dose de Coronavac há 28 dias. Já a aplicação da segunda dose da Pfizer segue disponível em quatro unidades de saúde para quem recebeu a primeira dose há dez semanais ou mais. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

A primeira dose contra a Covid-19 segue disponível nas 12 unidades de saúde para os profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas, cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes - que estejam amamentando bebês com até 12 meses.

O agendamento para a vacinação podem ser feitos no Aplicativo 156+POA - agendas para as unidades Diretor Pestana, Morro Santana, Nossa Senhora de Belém, Passo das Pedras I, São Carlos e Tristeza.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895