Variante Delta pode provocar surtos esporádicos de Covid-19, diz diretor do GHC

Variante Delta pode provocar surtos esporádicos de Covid-19, diz diretor do GHC

Francisco Zancan Paz afirmou que Hospital Conceição vai ampliar o setor de epidemiologia

Felipe Samuel

Para Francisco Zancan Paz, circulação da variante Delta acende alerta para surtos em hospitais

publicidade

O diretor-técnico do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Francisco Zancan Paz, afirmou que surtos de Covid-19 podem ser esporádios nos próximos meses, principalmente em decorrência da circulação da variante Delta. Atualmente, três hospitais de Porto Alegre enfrentam contaminações em massa do vírus. Em um cenário mais delicado, o surto do Hospital Nossa Senhora da Conceição, sob gestão do GHC, já contaminou 73 pessoas entre funcionários e pacientes, deixando quatro óbitos.

Conforme Paz, qualquer pessoa assintomática que estiver em um hospital em contato com outras pacientes pode transmitir o vírus e provocar uma contaminação em massa. "A impressão que tenho é que daqui pra frente, nos próximos meses, anos, vamos enfrentar esporadicamente surtos desse vírus, por conta das características de acontecer em áreas próximas, principalmente se se tratar da nova variante Delta, que tem grande transmissibilidade", avaliou nesta quarta-feira.

Conforme boletim do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), desde a confirmação do surto, em 4 de agosto, 73 pessoas contraíram o vírus: 54 pacientes e 19 funcionários. Entre os pacientes contaminados no Conceição, 66,7% tinham o esquema vacinal completo. Dos 19 profissionais de saúde infectados, 89,5% estavam totalmente vacinados.

O diretor-técnico do GHC, afirmou que o hospital vai ampliar o setor de epidemiologia e reforçar a apuração para verificar por onde a doença pode ter surgido. "A tendência é conter esse surto que estamos vivendo, mas não estamos livres de ter outros, porque a transmissibilidade se dá de uma pessoa portadora assintomática", explica.

"Se não tivesse vacina seria muito pior", alerta 

Paz afirma que uma série de medidas foram tomadas para tentar conter a disseminação da Covid-19, como o isolamento de doentes positivos suspeitos de contrair a variante Delta. "Se não tivesse vacina seria muito pior. E mesmo vacinado é importante seguir com as práticas de prevenção, que é usar máscaras, lavar as mãos, evitar aglomerações", alerta, acrescentando que estão restritas as cirurgias eletivas e os exames ambulatoriais, além de proibidas as visitas. "As cirurgias oncológicas continuam sendo realizadas, precedidas de exame RT-PCR, para evitar de operar alguém com diagnóstico positivo de Covid-19", frisa.

Até o início da noite desta quarta-feira, o Conceição não havia recebido os resultados encaminhados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a identificação da variante Delta entre os contaminados no surto.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895