Vazamento de gasolina mobiliza órgãos para conter contaminação ambiental em Porto Alegre

Vazamento de gasolina mobiliza órgãos para conter contaminação ambiental em Porto Alegre

Produto atingiu rede de esgoto pluvial nas ruas adjacentes da avenida Ipiranga, no bairro Azenha

Correio do Povo

publicidade

A Equipe de Emergência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) está mobilizada desde o final da manhã desta terça-feira para atender uma ocorrência de vazamento de gasolina em Porto Alegre. O acidente ocorreu em um posto de combustível na avenida Ipiranga, no bairro Azenha. O forte cheiro do produto pode ser sentido na área. “Identificou-se a procedência do vazamento que já foi estancado”, informou a Fepam nas redes sociais. A extensão do problema e medidas a serem tomadas estão sendo avaliadas. A Defesa Civil de Porto Alegre acompanha a situação.

Há suspeita de houve o vazamento em uma bomba de abastecimento. A gasolina atingiu a rede de esgoto pluvial na região, cujas tampas de bueiros foram retiradas para arejar as tubulações. Uma equipe do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) também está no local para avaliar a extensão do problema que teria atingido várias vias públicas na área, sobretudo a rua Walter Spalding, que fica ao lado da sede da Polícia Federal, além de adjacências.

O próprio posto de combustível acionou a empresa Suatrans, especializada no atendimento emergencial que envolvem acidentes com produtos químicos e poluentes. O combustível vazado será recolhido do interior das galerias de esgoto pluvial e do próprio tanque subterrâneo do estabelecimento.

O efetivo do 1º Batalhão de Bombeiros Militar também está presente. Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) bloquearam o trânsito nos trechos das vias públicas afetadas, incluindo a avenida Ipíranga, como medida preventiva.

Conforme a Fepam, as medidas adotadas incluem avaliação do cenário do acidente; identificação do produto envolvido e os perigos associados incluindo informações toxicológicas; avaliação da ocorrência quanto aos riscos e consequências ao meio ambiente, à saúde e a segurança pública abrangendo sinalização e descontaminação; exame da contaminação do ar, da água e do solo; determinação das ações para a recuperação das áreas atingidas e apuração das responsabilidades.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895