Vendaval impacta distribuição de água em Porto Alegre

Vendaval impacta distribuição de água em Porto Alegre

Fortes ventos causaram excesso de turbidez e reduziram a produção

Jessica Hübler

ETA Belém Novo foi impactada por conta dos ventos fortes

publicidade

O vendaval que atingiu o Rio Grande do Sul entre o domingo e a segunda-feira causou transtornos na distribuição de água em Porto Alegre. Segundo a Prefeitura, a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo foi impactada por conta dos ventos fortes, já que o fornecimento precisou ser reduzido para manter a qualidade da água distribuída para as zonas Leste e Extremo Sul.

Os fortes ventos que atingiram a Capital em decorrência de ciclone extratropical entre Argentina e Uruguai causaram excesso de turbidez (coloração) na água captada no Guaíba. Para manutenção da qualidade no tratamento de água, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) chegou a diminuir em até 30% a vazão da ETA Belém Novo durante o final de semana, e continuou com redução por volta desse patamar ao longo desta segunda-feira.

A redução na vazão baixa pressão e pontos de desabastecimento em Belém Novo, Ponta Grossa, Lami, Aberta dos Morros, Parque Lavoura, Chapéu do Sol, Ipanema Garden, Parque Ipanema, Hípica, Campo Novo, Lomba do Pinheiro, Restinga, Pitinga e Quirinas. Com a redução da intensidade dos ventos deve ocorrer a normalização da vazão da ETA Belém Novo ao longo desta terça-feira.

De acordo com a Metsul Meteorologia, o fenômeno já começa a se afastar do continente, apesar de ainda estar próximo e levar rajadas de vento esporádicas à região Leste do Estado. Em Porto Alegre, a ventania deixou muitos locais sem energia elétrica e gerou reclamação por parte dos consumidores. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895