Verizon se soma ao boicote ao Facebook por discursos de ódio

Verizon se soma ao boicote ao Facebook por discursos de ódio

Várias empresas anunciaram que suspenderão as compras de publicidade em julho

AFP

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A gigante das telecomunicações norte-americana Verizon se juntou à crescente lista de marcas que prometeram parar de anunciar no Facebook devido ao aparente fracasso da rede social em suprimir discursos de ódio e incitações à violência. "Estamos pausando nossa publicidade até que o Facebook possa adotar uma solução aceitável que nos deixe à vontade e seja consistente com o que fizemos com o YouTube e outros parceiros", disse John Nitti, diretor de mídia da Verizon.

Várias empresas anunciaram que suspenderão as compras de publicidade em julho, depois que a Liga Anti-Difamação (ADL) pediu um boicote como parte da campanha "Stop the Hate for Profit". As "políticas de discurso de ódio, incitação e desinformação do Facebook não são equilibradas", afirmou o presidente-executivo da ADL, Jonathan Greenblatt, em uma carta na quinta-feira.

Greenblatt observou o posicionamento de publicidade "aleatório" da rede social, citando como exemplo um anúncio da Verizon que apareceu ao lado de "um vídeo do grupo QAnon, que usa retórica de ódio e antissemita". As associações criticam o Facebook especialmente por ter incluído o site Breitbart, próximo à extrema direita americana, entre os meios de comunicação associados ao seu segmento de notícias.

Mais recentemente, criticaram a iniciativa de seu presidente, Mark Zuckerberg, de não moderar as mensagens controversas do presidente Donald Trump, que o Twitter, muitos observadores e até funcionários do Facebook catalogaram como incitação à violência. O Facebook obtém cerca de US$ 70 bilhões por ano em anúncios.

"Respeitamos a decisão de qualquer marca e continuamos focados no importante trabalho de eliminar o discurso de ódio e fornecer informações críticas", disse Carolyn Everson, vice-presidente de soluções de marketing para o Facebook. Os fabricantes de artigos esportivos Patagonia, North Face e REI, bem como a agência independente Upwork, anunciaram que vão boicotar o Facebook.


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