Virada Sustentável de Porto Alegre chega à sua quarta edição com 175 atrações culturais

Virada Sustentável de Porto Alegre chega à sua quarta edição com 175 atrações culturais

Evento foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, no Theatro São Pedro

Henrique Massaro

publicidade

Com o Theatro São Pedro lotado, foi aberta na manhã desta sexta-feira mais uma Virada Sustentável de Porto Alegre. O evento, que chega na sua quarta edição, traz à Capital uma série de atividades abertas ao público com foco na sustentabilidade. Um dos destaques de todos os anos ocorre na noite de sábado, na Redenção, com Serenata Iluminada. Durante os três dias de programação, haverá 175 atrações culturais, seminários, oficinas, espetáculos musicais, mostras de cinema, feiras de inovação, comida sustentável, rodas de conversa, espetáculos teatrais e circenses, saraus, atividades de lazer e esportes, exposições de artes visuais.

“O principal objetivo é sensibilizar as pessoas para o tema da sustentabilidade. Fazer com que as pessoas e a cidade percebam que isso é muito importante, para o presente, para melhorar nossa qualidade de vida, e para as gerações futuras”, explica o coordenador da Virada Sustentável, Vitor Ortiz. De acordo com ele, o evento também cumpre um papel importante de congregar e dar uma vitrine para diversos coletivos e movimentos que já realizam atividades relacionadas à temática. “A Virada, de alguma maneira, mostra aquelas novas árvores que estão nascendo por baixo das velhas, renovando a floresta.”

O coordenador do evento na Capital disse que a iniciativa também traz uma mensagem clara de que a sustentabilidade não é apenas um conjunto de preocupações ambientais. A referência é a plataforma 2030 da Organização das Nações Unidas e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). De acordo com Ortiz, eles incluem questões relacionadas a mudanças climáticas, mas também ao combate à desigualdade. Ele explica que, dentro desse tema, não se discute somente tópicos econômicos e sociais, mas assuntos recorrentes como o caso dos imigrantes.

Um dos destaques que Ortiz faz referência é a exposição Mundo em Movimento, na qual foram reunidas 125 imagens feitas por 31 fotógrafos de sete países e que mostram o deslocamento humano. Elas serão contrapostas a fotografias de outras épocas que registram as imigrações italiana, alemã e libanesa. “Para que a sociedade perceba que esses movimentos acontecem e não tenha nenhum preconceito como aquele que está chegando”, explica. A mostra ocorre às 9h de sábado na Redenção, um dos cinco Ecopontos do evento – os outros são Associação Cultural Vila Flores, Casa de Cultura Mario Quintana e Orla Moacyr Scliar.

A Virada Sustentável foi aberta na manhã de sexta-feira com um seminário no Theatro São Pedro. A atividade foi realizada pelo movimento POA INQUIETA, que promoveu um debate sobre inovação, sustentabilidade e alternativas de futuro para a cidade. Outros seminários e oficinas ocorrem até domingo em diversos locais da Capital. A programação pode ser acessada pelo site


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895