Voluntários fazem mutirão por reforma de sede de associação de moradores na Vila Cruzeiro

Voluntários fazem mutirão por reforma de sede de associação de moradores na Vila Cruzeiro

Local que atende 130 crianças e adolescentes tinha salas em condição precária

Cláudio Isaías

Mutirão realizado na Vila Cruzeiro foi feito por grupo formado por 50 voluntários

publicidade

Um grupo de 50 voluntários, arquitetos e profissionais de outras áreas, participaram nesta quarta-feira de um mutirão para reformar a sede da Associação dos Moradores da Vila Parque Santa Anita, na Vila Cuzeiro, na zona Sul de Porto Alegre. Duas salas de aula onde são ministradas oficinas de psicodramas e que estavam em situação precária, foram recuperadas pelo grupo. As equipes realizaram a troca das pias, pintaram as salas de aula e construíram estantes com blocos de concreto. Além disso, foram construídos cabideiros com canos de PVC e as paredes foram revestidas com caixas de ovos. 

O local atende cerca de 130 crianças e adolescentes de cinco a 17 anos no turno inverso da escola. A arquiteta Aline Fuhrmeister, idealizadora do projeto social DU99, disse que a ideia surgiu de levar arquitetura para todas as pessoas que não tem acesso ao trabalho do profissional. "O projeto tem a proposta de mudar a qualidade de vida das pessoas e de suas comunidades por meio da arquitetura. Pesquisas apontam que apenas 1% da população têm acesso a um profissional da área e a DU quer somar a eles os outros 99%", ressaltou. 

Segundo Aline, as outras três ações dos voluntários do projeto serão feitas no Centro de Valorização da Vida (CVV), no mês de junho que presta apoio a pessoas com risco de suicídio; em setembro na ONG Patas Dadas que recolhe animais de rua, e em novembro na sede do Grupo de Escoteiros Souza Lobo. "O projeto tem a proposta de mudar a qualidade de vida das pessoas e de suas comunidades por meio da arquitetura. São quatro ações por ano dos voluntários em instituições carentes. Recolhemos doações com parceiros e sobras de obras de produção industrial", destacou.  

Pela qualidade de vida 

Com relação ao projeto social DU 99, Aline Fuhrmesiter explicou que assistiu a uma palestra onde foi mostrado que apenas 1% da população mundial tem acesso a um profissional de arquitetura. "Fiquei chocada e frustrada com a minha profissão porque a gente pode mudar a qualidade das pessoas. Todo mundo aqui está doando o seu tempo para garantir que as crianças sejam beneficiadas", acrescentou. O projeto social DU99 é liderado pelas arquitetas Aline Fuhrmeister, idealizadora do DU99, Mariana Jardim, da América Arquitetura, e Priscila Spohr, da Casa de Arquiteta, que realizou a reforma das duas salas de aula onde acontecem as sessões de psicodrama. 

O presidente da Associação dos Moradores da Vila Parque Santa Anita, Juarez Souza de Oliveira, informou que a instituição fundada em 1981 promove atividades extracurriculares com leituras, oficinas de capoeira, cursos de confeiteiro e padeiro, passeios pela cidade, além de atendimentos psicológicos individuais feitos por estudantes de psicologia das universidades gaúchas. O local possui ainda um salão de festas utilizado pela comunidade, além de ser sede do Piquete Chapéu Tapeado, que participa do Acampamento Farroupilha no Parque da Harmonia.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895