Voluntários fazem mutirão por reforma de sede de associação de moradores na Vila Cruzeiro
Local que atende 130 crianças e adolescentes tinha salas em condição precária
publicidade
Um grupo de 50 voluntários, arquitetos e profissionais de outras áreas, participaram nesta quarta-feira de um mutirão para reformar a sede da Associação dos Moradores da Vila Parque Santa Anita, na Vila Cuzeiro, na zona Sul de Porto Alegre. Duas salas de aula onde são ministradas oficinas de psicodramas e que estavam em situação precária, foram recuperadas pelo grupo. As equipes realizaram a troca das pias, pintaram as salas de aula e construíram estantes com blocos de concreto. Além disso, foram construídos cabideiros com canos de PVC e as paredes foram revestidas com caixas de ovos.
O local atende cerca de 130 crianças e adolescentes de cinco a 17 anos no turno inverso da escola. A arquiteta Aline Fuhrmeister, idealizadora do projeto social DU99, disse que a ideia surgiu de levar arquitetura para todas as pessoas que não tem acesso ao trabalho do profissional. "O projeto tem a proposta de mudar a qualidade de vida das pessoas e de suas comunidades por meio da arquitetura. Pesquisas apontam que apenas 1% da população têm acesso a um profissional da área e a DU quer somar a eles os outros 99%", ressaltou.
Segundo Aline, as outras três ações dos voluntários do projeto serão feitas no Centro de Valorização da Vida (CVV), no mês de junho que presta apoio a pessoas com risco de suicídio; em setembro na ONG Patas Dadas que recolhe animais de rua, e em novembro na sede do Grupo de Escoteiros Souza Lobo. "O projeto tem a proposta de mudar a qualidade de vida das pessoas e de suas comunidades por meio da arquitetura. São quatro ações por ano dos voluntários em instituições carentes. Recolhemos doações com parceiros e sobras de obras de produção industrial", destacou.
Pela qualidade de vida
Com relação ao projeto social DU 99, Aline Fuhrmesiter explicou que assistiu a uma palestra onde foi mostrado que apenas 1% da população mundial tem acesso a um profissional de arquitetura. "Fiquei chocada e frustrada com a minha profissão porque a gente pode mudar a qualidade das pessoas. Todo mundo aqui está doando o seu tempo para garantir que as crianças sejam beneficiadas", acrescentou. O projeto social DU99 é liderado pelas arquitetas Aline Fuhrmeister, idealizadora do DU99, Mariana Jardim, da América Arquitetura, e Priscila Spohr, da Casa de Arquiteta, que realizou a reforma das duas salas de aula onde acontecem as sessões de psicodrama.
O presidente da Associação dos Moradores da Vila Parque Santa Anita, Juarez Souza de Oliveira, informou que a instituição fundada em 1981 promove atividades extracurriculares com leituras, oficinas de capoeira, cursos de confeiteiro e padeiro, passeios pela cidade, além de atendimentos psicológicos individuais feitos por estudantes de psicologia das universidades gaúchas. O local possui ainda um salão de festas utilizado pela comunidade, além de ser sede do Piquete Chapéu Tapeado, que participa do Acampamento Farroupilha no Parque da Harmonia.