Voluntários realizam ação de limpeza na praia de Belém Novo, em Porto Alegre

Voluntários realizam ação de limpeza na praia de Belém Novo, em Porto Alegre

Marinha do Brasil distribuiu um material aos frequentadores do local

Cláudio Isaías

Voluntários realizam ação de limpeza na praia de Belém Novo

publicidade

O Dia Mundial da Limpeza dos Mares, Rios e Lagoas comemorado neste sábado contou uma ação de 50 voluntários na praia do Belém Novo, na zona Sul de Porto Alegre. O grupo Tchê Travessia, integrantes da Marinha do Brasil e servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) participaram do recolhimento de lixo na orla da praia.

Francismar Siviero, um dos coordenadores da atividade, disse que a iniciativa teve o objetivo de chamar a atenção da população para a limpeza do Guaíba. A Marinha do Brasil distribuiu um material aos frequentadores da praia do Belém Novo alusivas à quarta edição do Dia Mundial da Limpeza com o tema  Mar Limpo é Vida.

Um grupo de oito nadadores com o apoio de uma lancha e um jet sky da Marinha do Brasil realizaram o recolhimento de todo o tipo de lixo nas águas do Guaíba - sacos plásticos, garrafas PET, potes, peças de roupas e bandejas. Segundo Siviero, o Dia Mundial da Limpeza, ou World Clean Up Day, é o dia em que todas as pessoas no Brasil e no Mundo todo se reúnem para limpar praias, mangues, rios, mares e lagoas. Oito nadadores do Grupo Tchê Travessia realizaram um percurso de 3,4 km nas águas do Guaíba.  

No Rio Grande do Sul, o projeto Nadando Pelos Cartões Postais apoiou a iniciativa com os seus nadadores. Conforme Siviero, o Dia Mundial da Limpeza simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos, incluindo detritos marinhos.

Em setembro de 2008, um grupo de voluntários na Estônia se organizou com o projeto de dedicar um dia à limpeza de seu país. Naquele momento não imaginavam que aquela iniciativa daria início ao que hoje conhecemos como World Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), um evento de âmbito mundial que envolveu mais de 20 milhões de pessoas em cerca de 180 países no ano passado. A iniciativa é uma ação social global destinada ao combate de toneladas de lixo que são descartadas de modo incorreto no meio ambiente de todo o planeta.

O Brasil, país detentor de uma das maiores biodiversidades do mundo, entendendo a questão ambiental como algo de extrema seriedade, incorporou o espírito do evento de tal forma que em 2019 e ficou em 10º lugar no ranking de mobilização de pessoal.

A Organização das Nações Unidas que definiu a próxima década (2021 a 2030), como a Década Oceânica. A Marinha do Brasil participou com os seus militares do Dia Mundial da Limpeza, canalizando suas ações para a limpeza das praias, rios e lagos de todo o Brasil com a atuação dos Distritos Navais em contribuição ao Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar. No material distribuído na praia do Belém Novo, os militares chamaram a atenção para as consequências do descarte incorreto dos resíduos sólidos que acabam chegando ao mar, rios e lagoas.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895