Google adota medidas para evitar publicidade junto a conteúdo inapropriado
Empresa anunciou introdução de novas ferramentas após denúncias do governo britânico
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comercial do Google, Philipp Schindler, no blog da empresa.
O governo britânico, as montadoras Volkswagen, Toyota, e Nissan, os bancos RBS, HSBC e Lloyds, o grupo público de comunicação BBC, as redes fast food McDonald's e Domino's Pizza, entre outros, haviam retirado sua publicidade do Google por esta questão delicada. Schindler admitiu que as empresas formulam suas diretrizes sobre onde e quando desejam que seus anúncios apareçam e indicou que o Google dará mais controle aos clientes.
"Nos próximos dias e meses nós vamos introduzir novas ferramentas para que os anunciantes administrem de maneira mais fácil e consistente onde seus anúncios devem aparecer, através do YouTube e da internet", escreveu Schindler. No caso do YouTube, por exemplo, a publicidade contratada aparece junto aos vídeos e uma parte do dinheiro vai para os autores dos vídeos, que incluem, por exemplo, grupos extremistas.
O anúncio da empresa foi feito um dia depois de um pedido de desculpas apresentado por um alto executivo do grupo americano. "Gostaria de pedir desculpas aos sócios e anunciantes que possam ter sido afetados porque seus anúncios apareceram ao lado de conteúdo polêmico", declarou Matt Brittin, presidente da divisão para a Europa, Oriente Médio e África do Google.
Ao anunciar a retirada de seus anúncios, o governo britânico afirmou que "totalmente inaceitável que a publicidade paga pelo contribuinte apareça ao lado de conteúdos inapropriados, e esta mensagem foi transmitida muito claramente ao Google".