Últimos disparos norte-coreanos são advertência a EUA e Coreia do Sul, diz Kim

Últimos disparos norte-coreanos são advertência a EUA e Coreia do Sul, diz Kim

Manobras militares conjuntas entre Coreia do Sul e EUA sempre foram elemento de tensão na região

AFP

Coreia do Norte testa mísseis desde final de junho

publicidade

Os últimos lançamentos de mísseis da Coreia do Norte são uma "advertência" para Washington e Seul, que realizaram manobras militares conjuntas, segundo o dirigente norte-coreano Kim Jong Un, citado nesta quarta-feira (horário local, noite de terça no Brasil) pela agência estatal KCNA.

"Parabenizando o êxito desse disparo de demostração, Kim Jong Un afirmou que essa ação militar seria uma ocasião para enviar uma advertência apropriada às manobras militares conjuntas efetuadas por Estados Unidos e Coreia do Sul", segundo a KCNA.

De acordo com essa fonte, Kim acompanhou os lançamentos que verificaram a "capacidade bélica" dos "mísseis táticos guiados de novo tipo".

O Estado Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul havia afirmado que a Coreia do Norte lançou nesta terça-feira dois projéteis que "assumimos que se trata de mísseis balísticos de médio alcance".

As manobras militares conjuntas entre Coreia do Sul e Estados Unidos sempre foram um elemento de tensão na região, mas é a primeira vez que a Coreia do Norte realiza testes de mísseis durante os exercícios. O governo da Coreia do Norte já advertiu em várias oportunidades que os exercícios militares conjuntos poderão impactar os esforços realizados por Washington e Pyongyang para pavimentar algum tipo de acordo sobre a desnuclearização da península coreana.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895