Adolescente que matou colegas de escola na Califórnia usou arma não registrada
capa

Adolescente que matou colegas de escola na Califórnia usou arma não registrada

Episódio deixou duas pessoas mortas e outras três feridas no dia 14 de novembro

Por
AFP

Episódio deixou duas pessoas mortas e outras três feridas no dia 14 de novembro


publicidade

O adolescente de 16 anos que matou dois colegas de classe numa escola na Califórnia usou uma arma sem registro, sem um número de série, disse nesta quinta-feira, o xerife responsável pelo caso. Após atacar a escola secundária Saugus, em Santa Clarita, perto de Los Angeles, deixando dois mortos e ferindo outras três pessoas, Nathaniel Berhow deu um tiro na própria cabeça, falecendo no dia seguinte no hospital. Até o momento, a polícia não sabe o que levou o adolescente a realizar esta agressão, já que ele não deixou nada registrado indicando o motivo.

Berhow, que foi escoteiro, era um jovem quieto, mas sociável, familiarizado com armas e que não tinha histórico de comportamento problemático. "Isso ainda é um mistério até hoje", disse o xerife Alex Villanueva à ABC, que afirmou que o celular do jovem ainda não foi desbloqueado. Os investigadores procuram determinar onde o jovem obteve a arma semi-automática de 45 mm, uma "pistola fantasma" ou "kit", que é comprada sem acabamento, sem registro e que é muito difícil de rastrear. Essas armas também são chamadas de "armas de 80%", nas quais o comprador deve obter os 20% restantes das peças, que podem ser compradas legalmente, e montadas em casa sem registro.

"Quando revistamos a casa (do suspeito), encontramos o que é chamado de kit de armas" que pode ser facilmente comprado na internet, disse Villanueva. O pai do suspeito, que morreu em 2017, era um grande fã de caça e tinha seis armas de fogo legalmente adquiridas, mas elas foram apreendidas e destruídas após a morte dele, disse o xerife, descartando que o adolescente tivesse acesso a elas.


Os Estados Unidos foram palco nos últimos anos de vários tiroteios em instituições de ensino que chocaram a opinião pública e alimentaram o debate sobre a livre posse de armas de fogo.