Alemanha terá o maior exército convencional da Europa, diz chanceler

Alemanha terá o maior exército convencional da Europa, diz chanceler

Investimento de 100 bilhões de euros para o exército representa uma reviravolta significativa para o país

AFP

publicidade

A Alemanha está constituindo o maior exército convencional da Europa dentro da Otan, declarou nesta terça-feira (28) o chanceler Olaf Scholz. Ele se referiu aos grandes investimentos realizados após a invasão russa da Ucrânia. O país oferece atualmente "a maior contribuição" à Aliança Atlântica junto com os Estados Unidos, declarou o chefe de governo em entrevista à televisão pública ARD após a cúpula do G7.

Após a invasão russa em 24 de fevereiro, o governo alemão anunciou um fundo único de 100 bilhões de euros (US$ 105,3 bilhões) para modernizar seu exército, o Bundeswehr. "Vamos gastar uma média de 70 a 80 bilhões de euros por ano em defesa", disse Scholz. "E a Alemanha será então o país que mais investe nesta área", assegurou.

Para a maior economia da Europa, trata-se de garantir a defesa do seu território e cumprir os seus compromissos com a Aliança Atlântica, atingindo o objetivo de dedicar 2% do PIB nacional à defesa. O investimento de 100 bilhões de euros para o exército representa uma reviravolta significativa para a Alemanha, que nos últimos anos tem demorado a cumprir os compromissos da Otan nesta área, provocando a ira dos Estados Unidos.

Desde o fim da Guerra Fria, a Alemanha reduziu drasticamente o tamanho de seu exército, passando de cerca de 500.000 soldados na época da reunificação em 1990 para apenas 200.000 hoje.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895